Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Sou pro super alimentos, sementes e afins (embora muito boa gente ande a usá-los obsessivamente), sempre fiz duas curas de multivitaminicos - 3 meses, duas vez por ano, Outono e Primavera - porque sei que a minha alimentação tem imensas carências e alguns exageros. Também duas vezes por ano faço um detox de uma semana com umas unidoses que compro no Celeiro e que é suposto tomar em jejum, diluídas num copo de água.

Quando ando demasiado cansada lanço mão de ginseng, preferencialmente com geleia real, e sob a forma de xarope, o que dá um kickzito quase imediato.

Acham que isto será um nadinha demais?

Então e as 'dietas sem'?

  • SEM lactose;
  • SEM glúten e, a útima e mais in,
  • SEM açucar.

Sem juízo, se me permitem!

semsemsem.jpg

Há quem seja intolerante à lactose. A minha filha quando era pequena era, e ainda hoje, se beber um latte com leite de vaca fica com o estômago a queixar-se.

Há gente com doença celíaca, e que não pode consumir produtos com glúten. Há.

Há gente intolerante ao açúcar: são os diabéticos.

E depois há aqueles que se sentem hipster a navegar na crista das ondas, e tunga, nem lactose, nem glúten, nem açúcar.

Cada um pensa (ou não) pela sua cabeça.

A menos que um exame médico me garanta que tenha qualquer uma das maleitas acima, ou outras que não conheço e que restinjam de alguma forma, a ingestão de determinados alimentos, estou fora desse disparate de andar à procura da forma mais in de ingerir ou não ingerir determinados alimentos. De cortar a eito e preceito.

E agora mesmo, porque gosto imenso de tostas mistas feitas em casa, abri uma embalagem de fiambre de frango e li o 'selo' SEM GLÚTEN'. Reação automática:

"Ai-que-horror-comprei-fiambre-sem-glúten!"

PÁRA TUDO!

{Parei para pensar e estou a rir até agora}

Atentai:

Os alimentos que contêm glúten são todos aqueles que podem ser feitos com trigo, cevada, centeio ou aveia como bolachas, bolos, biscoitos, pães, torradas, cervejas e qualquer massa que leve farinha de trigo, como a massa de pizza e o macarrão, por exemplo.

                                                                                                                                                  (in aqui)

 

Ora COMO e ONDE é que o fiambre iria buscar o glúten? Só se lho adicionassem.

Mas quem segue os ditames da moda e usa o cérebro como enfeite é o alvo ideal para estas marcas venderem mais uns milhares ou milhões. Independentemente das leis de mercado - que aqui ATÉ nem são quebradas, só contornadas.

Enfim...

NOTA: eu tomo o café sem açúcar. não porque é in, mas porque gosto de café.

Autoria e outros dados (tags, etc)


7 observações

Imagem de perfil

De VeraPinto a 08.11.2015 às 20:25

Fátima,
Se soubesse a quantidade de coisas que têm glúten e não se enquadram na descrição que cita, ficaria parva.
Felizmente, cada vez mais, as marcas estão mais sensíveis a quem têm doenças alimentares e intolerâncias a alimentos. E isso nunca é de criticar, é sempre de louvar. Nem imagina como facilita a vida de pessoas como eu que quando queria comprar fiambre tinha que ler todos os rótulos de todos os fiambres, muitas das vezes sem perceber uma linha do que era escrito.
Por exemplo, as batatas fritas podem ter glúten, as salsichas têm glúten, os hambúrgueres, os iogurtes, os gelados.

Felizmente que a sociedade e as grandes marcas estão sensibilizadas e a mudar.
Imagem de perfil

De Fátima Bento a 08.11.2015 às 21:52

Sim Vera. E eu não deixo isso passar em branco quando menciono que existem razão para os três 'sem' : as razões médicas. O que me irrita são as razões 'porque é in', e conheço tantas realidades em que é mesmo só por isso!
E depois... depois há os abusos comerciais: não é possível que o fiambre tenha glutén. NÃO É (a menos que o animal seja genéticamente modificado ou o fiambre processado de uma forma que vai além da minha compreensão). Mas as marcas põem o selo e as pessoas não pensam: entre aquele e o que está ao lado, compram aquele porque esta em 'GORDAS' não tem glúten, partindo do principio que o outro tem.
Os exemplos que dás" as batatas fritas podem ter glúten, as salsichas têm glúten, os hambúrgueres, os iogurtes, os gelados", são alimentos processados
(sem aludir à demonização destes que a OMS fez há dias e que está enfatizado de uma forma muito genérica e sujeita a mal entendidos; e os <i>major media</i> não ajudaram nada quanto à clarificação e contexto em que a pesquisa se insere)
e se quando EU processo alimentos, hambúrgueres, por exemplo, pico a carne, junto ovo, adiciono pão ralado - glúten - que redobra se lhe juntar molho de cerveja, então imaginemos (ou não) os produtos processados industrialmente!
Tens toda a razão, ainda bem que existe a sensibilização para a mudança.
Grave e revoltante são os abusos porque o consumidor esquece-se de raciocinar... mas isso é com cada um(será?)...
Aqui escrevi sobre outra situação ( http://porque_eu_posso.blogs.sapo.pt/43443.html ), mais uma em que o marketing se sobrepõe ao senso comum...
B'jinhos e obrigado pelo comentário
Imagem de perfil

De Life Inc a 09.11.2015 às 09:41

Fátima concordo com o que dizes acima, acho um exagero estas novas modas... sim porque são modas. Nada contra uma alimentação saudável, mas acho que se cai facilmente no exagero. Mas não concordo com esse teu reparo do fiambre, porque simplesmente acho que se trata de um rótulo informativo, indicando a uma pessoa celíaca que pode comer aquele produto. Não se trata de publicidade, também há os sem lactose, os pode conter alergênicos e etc.

xoxo
cindy
Imagem de perfil

De Fátima Bento a 09.11.2015 às 10:28

E esse é precisamente o que considerei mais 'chocante': o facto de haver um abuso, em termos de marketing, do rótulo sem glúten. Uma pessoa que tem doença celíaca está bem informada (eu estaria) do que pode e não pode comer, e o fiambre é um produto que não tem glúten.
O rótulo é uma forma de vender mais, tão só e apenas, um apelo a quem segue modas, não uma informação aos doentes celíacos.
Quanto às salsichas, hambúrgueres e toda a lista de coisas que a Vera fala no comentário acima, e também todas as ouras que não fala, mas que podem ou não ter glúten, agradece-se a informação, e bem visível.
Agora partindo do princípio que o fiambre de frango É de frango (no dia que eu duvidar, nunca mais o como, tenha os rótulos que tiver), e o frango NÃO TEM GLÚTEN.
É por aí que eu vou.
B'jinhos
Sem imagem de perfil

De Catarina a 21.03.2017 às 10:53

Muito interessante, também sinto isso, mas na verdade muitas marcas de fiambre tinham (e muitas continuam a ter) glúten mascarado. Precisamente por isso é importante o rótulo no caso do fiambre.
Sem imagem de perfil

De Prontx, 'tá bem... a 08.10.2017 às 03:28

Adoro aqueles preconceitos de a) dieta sem gluten? Ou doença celiaca ou estupidez; b) sem açúcar? ou diabetes ou hipster ; c) sem lacticínios? Intolerância ao lactose ou maluc@. Tenho esperança que nunca sejam convidados ao universo das enxaquecas e dos seus triggers. Porque estes 3 são causas muito populares no mundo todo como triggers dos doentes de enxaquecas. Mas como o mundo não gira à nossa volta acho que estes 3 devem dar problemas não só nas doenças referidas acima (já que partilhamos a mesma dieta Keto com os doentes de cancro, epilepsia, idosos...). Há imensa gente que não pode consumir nem açúcar, nem lactose, nem gluten (mas vá lá nunca temos que fazer nenhum detox porque estamos normalmente sempre em regime detox heheh). Mas continuo na dúvida: wtf dos hambúrgueres sem gluten? Tipo o animal antes de morrer não come gluten ou que? O fiambre ok é só naquela de vender, mas o hamburger também? Eu vi uns no Jumbo.
Imagem de perfil

De Fátima Bento a 08.10.2017 às 12:06

Não há pachorra...
Aqui há tempos, numa qualquer revista dita feminina, mensal, vinha um artigo com o titulo "Conheças as novas tendências alimentares" , a par com tendências de roupa e de beleza.
Este egocentrismo maníaco é de arrancar cabelos!
Ás vezes o Image que há em nós quase lhes deseja uma maleita em que tenham realmente de largar o que evitam porque é in.


Eishhh, gente idiota!

Opiniões, ta-taus, miminhos... AQUI!



Mais sobre mim

foto do autor




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Instagramem-me:





bloglovin1.jpg

 


Sigam-me aqui: