4 formas de prolongar o espírito das férias
Mais uma vez as férias vieram e foram e ficou com aquela nostalgia de que só daqui a um ano é que volta a sentir-se relaxado a valer? Na-na-ni-na-não, há pequenas alterações que pode implementar no seu dia a dia por forma a prolongar o espírito das férias, acredite!
Respeite-se
Tente começar o dia de forma tranquila, por forma a atingir o pico da atividade às 10:00h. Faça uma refeição ligeira ao almoço para não se sentir em baixo de forma pouco depois, e continue a trabalhar com dinamismo durante a tarde. Acabe o dia com atividades calmas - e mantenha os écrans longe da cama: a luz azul interfere com a produção de melatonina, uma hormona que gere os ciclos harmoniosos de sono.
Escute-se
De manhã no duche sinta a textura do gel de banho, o seu perfume, concentre-se na sensação na sua pele enquanto o espalha. Faça o mesmo quando usa a toalha para se secar. Gaste tempo a cuidar de si, você merece (mesmo, anúncios à parte). Se no trabalho se apercebe que tem a testa contraída e/ou o sobrolho franzido, pare e identifique o que está a sentir, e que o provocou; faça uma massagem nas têmporas, na cana do nariz... se notar que fica tenso muitas vezes, pense em oferecer-se um miminho: faça uma massagem localizada para libertar a tensão (há-as de 20 minutos e com sorte descobre onde fazê-las por menos de €15...). Mime-se. Se você não estiver bem, não consegue ajudar ninguém...
Pare e respire
Todos sabemos hoje que a respiração tem uma influencia direta no nosso bem estar; por isso, tire uns minutos, feche os olhos e concentre-se. Encha o peito de ar, segure e expire, esvaziando completamente os pulmões. Repita umas quantas vezes e vai ver como se vai sentir quando terminar!
Uma variação deste exercício será tapar a narina esquerda enquanto inspira, tapar as duas segurando um pouco o ar, e libertar a direita quando expira; depois troque a ordem.
[Se deseja ir mais longe e experimentar meditar, as app's Calm (a minha favorita) e Headspace são uma boa ideia - tem uma semana gratuita e depois paga mensalidade ou anuidade. Se quer experimentar uma gratuita, aconselho que espreite Let's meditate]
Conviva
Onde é que fomos buscar a ideia de que noites divertidas e relaxadas entre amigos são coisa de férias? Continue a encontrar-se com os seus amigos regularmente, promova noites descontraídas, jantares em que cada um leva um prato, e fiquem à conversa até uma hora razoável (ou não).
Tenha no entanto, atenção a uma coisa: repare se se sente confortável e bem disposto, ou se exausto e assoberbado. No primeiro caso, alimente essa relação, no segundo, não a cultive. Há coisas que mais vale cortar, nada de fazer "fretes" - acima de tudo, respeite-se.
E desse lado, têm truques para juntar a estas dicas? Partilhem as ideias nos comentários, quero saber mais!