Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

14
Mar15

50 sombras de Grey: também já vi, senhores, e este post já vai tarde!

Fátima Bento

Porque daqui a cinco dias já faz um mês que o vi.

Contrariando quase tudo o que li - de quem disse bem, de quem disse mal - e independentemente dos meus sentimentos em relação ao conteúdo (e já lá vamos), a verdade é que acho que este é um bom filme.

Passo a explicar.

Ao realizador foram dados ovos estragados (a história, não tendo lido o guião, mas conhecendo o livro, sei ao que me refiro) e ele fez uma omeleta souflé que é um mimo. Tudo, desde a cinematografia, a cenografia, a banda sonora, os efeitos sonoros (penso que posso incluir aí a fantástica sincronização da banda sonora), repito, tudo, foi feito com um cuidado e esmero que considerar 'Fifty Shades' um mau filme é injusto. Fazer (boas) omeletas sem ovos é digno de registo.

50-Shades-of-Grey.jpg

Agora quanto ao que sinto, pondo de lado o tecnicismo e a intelectualização da obra cinematográfica, ou seja, tirando o barulho das luzes, ficamos com algo informe no chão, em que não conseguimos saber por onde pegar. 

A 'obra' sobre a qual é montado o andaime imagético, é medíocre. Agradável de ler, porque não há - e se há não devia haver - quem não goste de, de longe em longe, ler e/ou ver um bom 'no brainer' e neste caso mesmo sendo três, aquilo espremido dá no máximo um, e pronto. Lido desse prisma é consumível sem culpas.

50Shades_2458721b.jpg

A história como a vejo, é de uma Cinderela do sec XXI, que apesar do já mencionado lado xóninhas não é bem o que parece. E um príncipe atormentado por mommy issues (sic, esta expressão tirei de outro blogue, só lamento não me lembrar de qual), dominador que a Cinderela agita na ponta do dedo como se fosse uma minúscula argola de hula hoop, sem que nenhum dos dois se aperceba realmente até que ponto o dominador é, afinal, dominado.

De resto, tem muito sexo, não chegando a ser erótico - lamento... - e muito menos como já li, absurdamente, a raiar "o pornográfico" (há gente muito santinha...), e muita 'brincadeira' comobjetos que já vão entrando na vida do cidadão comum com maior facilidade de que se supõe.

fifty-shades-grey.jpg

Quanto ao lado BDSM: sei pouco a respeito, mas garanto que E.L.James ainda mostra saber menos que eu. Soft é pouco, muito pouco para adjetivar a sobre-utilizição da sigla, e defesa da omnipresença da mesma.

Enfim.

Voltando ao filme, é incontornável recorrer ao termo no brainer para justificar o porquê de dar €6,70 para ver o mesmo numa sala de cinema. Isso e mais a decoração fabulosa - e jogar a descobrir quais são os artigos made in Portugal, que além de serem vários, são algumas das peças mais bonitas em  display. Vale a pena ver na tela grande.

Rent-The-‘Fifty-Shades-of-Grey’-Apartment.jpg

Mau (mais uma vez, lá vou eu contra a opinião geral) é o enorme erro de casting na escolha de Jamie Dornan como Mr Grey. Olhando para aquele rosto não me consigo convencer nem por um centésimo de segundo que esteja perante um self made man, dono de uma mega empresa, que gere com punho de ferro, controlador até à medula, necessidade de controlo que estende até ao quarto.

Nááááááá...

SE a ideia foi dar-lhe um ar de menino desamparado e perdido, prontinho a ser controlado por uma virgem cheia de vontade de deixar de o ser, acertaram na cabeça do prego. Mas tenho as minhas dúvidas de que o director de casting fosse tão longe... aquilo foi mais procurar um gajo bom para contracenar com uma menina bonita, tendo como principal característica a similaridade física com os personagens descritos no papel. E ele - senhores! - é mesmo um tiro ao lado. É bonitinho (o diminutivo vem do ar de menino), tem um corpo à altura do personagem, mas não convence.

De qualquer maneira, baralhando e tornando a dar, voltando ao inicio, este primeiro 'As Cinquenta Sombras de Grey' é um bom filme.

Tendo em conta tudo o atrás mencionado.

- Três em cinco.

2 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

...porque outubro é quando quisermos...

mini.JPG

 

Pesquisar

A ler agora

as gemeas.png

 

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Sigam-me aqui:

Bloglovin.JPG

 

Instagramem-me:

Aqui e agora