Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

23
Nov18

Eu sei, ando fugida...

Fátima Bento

animal-koala-nature.jpg

E acho que vos devo pôr a par das últimas.

 

Cinema

 

No domingo fui ao cinema, ver Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald. Não vou dizer que mais valia ter ficado em casa, porque tinha de ver. E sei que também irei ver o próximo. 

No entanto, não gostei muito deste. A história é muito fraquinha, há tantos! efeitos especiais, computador, e chromakey (ok, este último é indispensável, senão não tínhamos monstros fantásticos...). Presumo que a coisa não possa ser feita de outro modo, mas o que eu gostei do primeiro não está neste... ou seja, dou-lhe três bolinhas, mas acreditem que estou a ser simpática. e não estou a ser justa com os outros todos que tenho visto... gostei da prestação de Johnny Depp: está um bom vilão, sóbrio sem os trejeitos habituais.

 

Música

 

E no meu telefone já toca Love, de Michael Bublé (e não toca mais nada, que enquanto não conseguir cantar as musicas todas, não largo o osso).

E perguntam vocês: ele vem cá, não vais ver?

Bom, antes de subirmos para o cinema, fomos à bilheteira da Fnac. Havia uma pequena fila, mas nada que  fizesse fugir. Os bilhetes para o concerto foram postos à venda no sábado e faltando praticamente um ano (10 meses e meio, vá) para o evento, achei que não teria problemas em conseguir ingressos. Chega a nossa vez: dia 30 está esgotado (pois. Burra. Claro que era muito provável!) mas temos uma nova data, dia 1. Pode ser? Ó minha senhora! Claro minha querida! Cá beijinho! (bem não dei beijinho, sosseguem, senão qualquer dia começava a andar com um cartãozinho do Júlio de Matos na carteira...).

E não é que conseguimos os lugares que queríamos? Bem, são as duas cadeiras ao lado das cadeiras que eu queria, mas se não me falha a memória, a visualização é excelente - fomos vê-lo há cinco anos atrás, na mesma sala aqui (é um post um nadinha histérico, cof cof, com fotos minhas, tiradas com um telefone assim p'ó miserável, que por acaso na altura era um HTC quase topo de gama...) e aqui.

Agora é só esperar até dia um de outubro... e tenciono chegar lá assim:

 

16560795_AaNWm.jpeg

(mas com outra roupa e mais cinco anos em cima. Mas com este corpito, pouco mais ou menos)

 

Saúde

 

Lembram-se que voltei a tomar anti depressivos? Eu calculei que a dosagem fosse baixa, mas experimentei. O efeito foi engraçado. Tive os incontornáveis dias de náuseas, mas foram só três ou quatro. E depois fiquei meio apática. Mexia-me, mas devagar. Não me sentia como antes, mas esta melhoria era relativa. Aumentámos a dose esta segunda feira. E agora, sexta feira, eu já sou eu. Ufa.

De forma que este sobe e desce da medicação deixou-me um bocadinho pouco capaz de vir aqui. Mas agora parece que a coisa se compôs!

 

Por isso a ver se nos próximos dias aqui a xafarica vai mexer. Tenho uns planos, mas vamos ver... Mas por agora, vamos todos concentrar-nos nisto: 

 

postais1.JPG

 

19
Nov18

Olh'ó email p'ós postais!

Fátima Bento

merry christmas.jpeg

 

Lembram-se de há uns dias atrás eu ter sugerido a troca de postais de Natal? Pois que já me pediram o email (que contente que eu fiquei!), para onde vão poder enviar os endereços que posteriormente enviarei  para cada um de vós.

 

Mas como fixe, mesmo, mesmo fixe era sermos muitos, vou voltar a pedir a vossa ajuda: façam um post a divulgar o que vamos fazer (podem colocar o link do primeiro post que escrevi sobre isso, https://porqueeuposso.blogs.sapo.pt/alegria-num-envelope-399527), para sermos muitos mais!

 

Mas para já, o email para onde podem enviar o endereço onde querem receber os cartões de Natal é 

 

trocadepostais@sapo.pt 

 

(original, hein?)

 

Podem começar a enviar os endereços! Mas vamos dar mais uns dias para ver se alguém mais se junta à causa... na proxima sexta-feira enviarei os endereços tiver recebido até lá.

 

Beijos e bora lá espalhar alegria!

 

17
Nov18

Vai mais um desafio Sunshine B.A?

Fátima Bento

21239710_nqjLr.jpeg

 

A Célia nomeou-me para este desafio, e eu que nem sei se respondi a todos os que me nomearam no Verão! - se não respondi, as minhas desculpas sinceras.

 

Agora as regras são: agradeçam a quem vos nomeou, respondam às questões, criem onze perguntas, e desafiem onze bloggers. De todas as vezes que respondi, não segui as regras mas desta vez vou fazer tudo certinho! 

 

Obrigada Célia!

 

1. Qual a situação mais stressante que tiveste?

Ai, que foram tantas! Agora num segundo passaram uma grande série delas diante dos olhos. Por isso, vou mencionar a última, que foi a aventura do Ippo. Não ganhei para o susto...

 

2. Que perfume usas?

Adoro os perfumes da Zara. Neste momento estou a usar um dessa marca. Mas há um Chanel nº 5 na cómoda, oferecido pela filhamáilinda, e amo o Be Delicious da DKNY.

 

3. Qual o doce que não és capaz de recusar?

Crepe com doce de ovos moles e nozes caramelizadas. E brownies.

 

4. Qual foi a tua maior aventura até hoje?

Ter sido mãe solteira. Não tinha como saber que quatro meses depois ia conhecer o Victor, certo?

 

5. Uma coisa que te envergonhas de contar?

Nada. Sou transparente e uma boca podre. Ficaria envergonhada se contasse algum segredo que me confiassem, mas entrou, morreu, não conto nem sob tortura.

 

6. O filme que mais vezes viste desde sempre?

Não há um, há vários: Musica no Coração, mas não foi por vontade própria, fui arrastada pela minha mãe. De espontânea vontade, - Love Actually. No cinema, Mamma Mia here we go again e Sweenney Todd, logo seguidos pelo The Greatest Showman. Per'aí, estava a esquecer do filme da minha adolescência que terei visto tantas vezes como da Julie Andrews: o Grease.

 

7. Uma cor que detestas e não usas?

Barbie pink!

 

8. Uma lembrança engraçada da tua infância?

As noites de Natal, como contei aqui.

 

9. Apresentador/a preferido/a?

Jimmy Fallon, James Corden, Ricky Gervais. Ah e Ellen Degeneris.

 

10. Actor ou atriz favorita?

Meryl Streep, sempre. Gary Oldman, Jeff Bridges.

 

11. A tua peça de roupa do teu roupeiro favorita?

Calças pretas e a camisola que o meu marido me ofereceu na semana passada.

 

Agora as minhas onze!

 

01. Qual o livro que mais gostaste de ler até hoje?

02. Qual é aquele prato que detestas e não consegues mesmo comer?

03. Para começar mal o dia só é preciso que...

04. Para o dia virar para o positivo, basta...

05. Qual o programa da tv portuguesa que mais gostas de ver?

06. Quando foi a última vez que fizeste um bolo?

07. Gatos ou cães? 

08. Livro que tencionas ler até ao final do ano?

09. Programa ideal para um dia de Inverno?

10. Quando foi a última vez que foste ao cinema?

11. Um plano que queres muito concretizar em 2019

 

E agora os nomeados (por ordem alfabética):

 

- 3ª Face

- Alexandra

- Bruxa Mimi

- David

-  Eli

Gato de loiça

- Gorduchita

- Joana Marques

- MãeTástica

- Marquesa

- Peixe Frito

 

 

E pronto! Agora é só fazerem o que eu fiz, e responderem NÃO às perguntas que eu respondi, MAS às que fiz, boa?

Bom fim de semana! 

17
Nov18

Oh pá...

Fátima Bento

S46.JPG

Andar de bicicleta.

A serio,é um pequeno desgosto que me tem acompanhado. Em miúda, a minha mãe tinha medo que eu ficasse debaixo de um carro, e nunca me deixou ter uma bicicleta, nem andar na de ninguém... se ainda vou a tempo? Vou. Mas não tenho bicicleta para aprender, e não vou comprar uma para o efeito...

 

Neste TAG participam para além de mim, a 3ª face, a Ana, a Ana Paula, a Catarina, o Carlos, a Carlota, a Charneca em Flor, a Daniela, a Desarrumada, o David, a Gorduchita, a Happy a Hipster Chic, a Isabel, a Mãe A, a Mariana, a Maria Mocha, a Marquesa de Marvila, a Mimi, a Paula, oP.P, a Sweetener, a Sofia, a Tatiana, a Tita e o Triptofano 

(nomes ordenados alfabeticamente)

Espreitem o que cada um de nós vai respondendo ao longo do ano também podem espreitar pela tag  52 semanas

 

 

16
Nov18

Alegria num envelope

Fátima Bento

merry.jpeg

 

Quem já me conhece, e acompanhou o meu mês de dezembro do passado ano, sabe que eu tenho uma relação assim ...mnhé... com o Natal. Não é que não goste; gosto demais!... e bom, é complicado.

 

Este ano para animar a coisa lembrei-me de lançar um desafio a todos os que por aqui passarem.

 

Calma, que não é um Pai Natal Secreto! Isso é o que não falta pela sapolândia, é escolher um e inscreverem-se.

 

Não. Este é mais simples - digo eu... 

 

A minha ideia é trocar postais de Natal. Sejam de compra, sejam feitos por nós. Há lá coisa melhor de que abrir a caixa do correio e ter lá mais que contas para pagar??

 

Quanto à privacidade dos endereços: óbviamente que a troca dos mesmos será feita por email. E podem dar a morada da mãe, da sogra, da mana ou do mano, da mercearia, do cabeleireiro... ninguém tem de saber se é mesmo a vossa morada! A única regra é enviar cartões para quem se inscrever!

 

O que acham da ideia? Deixem a vossa opinião, ou inscrevam-se (isto é, digam que querem participar, eu depois divulgo o endereço de email para onde devem enviar os endereços), nos comentários.

 

Vamos espalhar um pouco de alegria este Natal?

14
Nov18

Uau - um uau bom e um uau muito mauzinho (jeezz...)

Fátima Bento

baloons.jpeg

 

O blogue da minha Piccolina foi nomeada para os sapos do ano, na categora  blogues de animais. Quando lhe contei ficou parva! Leiam asua reação, aqui.

 

Quanto a mim, hoje fui ver um filme tão mau, mas TÃO mau, que amanhã conto. Irra! A foto do bilhete está no Instagram. Ainda não o seguem? 

 

Estão à espera de quê?

 

12
Nov18

Com o coração fora do peito

Fátima Bento

tear.jpeg

 

 

Foi no dia 2 deste mês. Saí de casa para apanhar a primeira sessão de Bohemian Rahpsody, às 12:30h., e limpei a litteira, deixando a rede mosquiteira na janela, que deixei aberta, para arejar a cozinha dos eflúvios gerados por suas excelências. Verifiquei que as molas que prendiam a rede estavam no lugar e fechei metade (ficando, na totalidade, um quarto aberta), porque havia quem se aventurasse a tentar afastar a rede, sendo que, como ia estar algum tempo fora, não quis deixar grandes hipóteses a acidentes. 

 

Acabei por entrar com o Victor, às 17:45h. Abri a porta e ali estavam a Piccolina e a Mia a dar as boas vindas... o Ippo, que se assustava sobremaneira quando ouvia abrir a porta da rua, não estava junto das tias e isso não era, de todo, estranho. Entrei, falei com as garotas, chamei o piolho e nada. Aproximei-me das malgas dos pikenos e vai de chamar o Ippo: nada. Nesta altura comecei a ficar MESMO preocupada. Corri os spots habituais do pequeno, e ele não estava em lado nenhum! Voltei à cozinha a chamar o gatinho e a bater nas tigelas de inox. Entretanto, na janela, o meu voyer de quatro patas favorito miava desalmado, porque também queria comer, acompanhado do coro dos irmãos da colónia. Desesperada abri a janela e olhei para baixo. E contei: um gato branco - a Oínhos - dois gatos brancos - o Rapazão... e três gatos brancos. Ok, um é cá de casa! O bichano, encostado à parede por me ouvir chamar para a papa, estava ali muito sossegadinho. Gritei ao Victor: está lá fora! e o homem apareceu desabrido, e agora? 

 

O que se seguiu foram uns largos minutos de um resgate que tinha tudo para não dar certo. O homem salta para a janela e o gato raspa-se. Com os pés apoiados sobre o muro de alvenaria que separa os dois quintais - se os colocasse sobre a chapa ondulada entrava pela casa de baixo adentro, que aquele plástico está mais que frágil - lá saltou para o chão. O Ippo seguiu os restantes felinos até ao canto de onde saltaram para fora do quintal, mas dado que não vê, deixou-se ficar. Em pânico. O Tititio aproximou-se, a falar no tom que costumamos usar com ele e agarrou-o e puxou-o para lhe pegar... malta, eu da janela ouvi as unhas dele a raspar o cimento... jeeez! Assim que o agarrou ao colo, tive um clique: dado que o muro, nas traseiras, tem um espaço onde me dá pela cintura, gritei: eu dou a volta e vou buscá-lo! Entretanto passei no quarto da tralha que é tudo menos escritório e peguei na transportadora. Chave na mão, saio de casa. E nada de subir pelas escadas: vai de subir a corta mato colina acima, que nem arfar, arfei. Cheguei lá, o gato estava assustado, arranhou o Victor enquanto abri a transportadora por cima, e foi empurrá-lo devagarinho para o lado de cá do muro e tapar a transportadora. 

 

Bom, eu tapar, tapei, agora fechar, as mãos tremiam tanto que não fui capaz. Abracei-a com os braços, rede encaixada no lugar, e trouxe-a encostada ao corpo, desta vez pelas escadas. Mal entrámos em casa, foi colocar a transportadora no chão e tirar a tampa: o pequeno saíu, e vai de cheirar o chão. Meia hora depois já estava à vontade. 

 

E eu fui tomar um calmante, que entretanto tinha os batimentos cardíacos na estratosfera, hiper ventilava e não conseguia parar de tremer. Depois, fui calçar uma meia elástica, que pelos vistos, dei uma mau jeito ao pé esquerdo a subir a corta-mato. O Victor ficou de "costelas ao peito", i-e., magoadas...

 

Nessa noite o Ippo deitou-se na nossa cama. A meio da noite acordei com os beijos do pequenito: nos lábios - o que ele gosta de lamber lábios, presumo que por serem macios - no nariz, nos olhos, nas bochechas... depois enrolou-se encostado ao meu pescoço e continuou a ronronar até adormecer.

 

Desde esse dia eu entro na cama, a seguir salta o Ippo, e entra o Victor. O gatinho espera que a gente se deite e dorme entre os dois corpos. E ronrona em dolby.

 

Por isso é que há dias, à pergunta de que tens medo?, eu disse que habitualmente diria nada, Mas neste momento já não o digo. O pavor que eu tive de perder o meu silver prince, como lhe chama a Inez... só de pensar fico arrepiada! Por isso deve haver N coisas de que tenho medo, mas como nunca estiveram perto o suficiente, ainda não me apercebi...

 

12
Nov18

Olha!!!!!

Fátima Bento

frog-butterfly-pond-mirroring-45863.jpeg

 

Pois, como umas largas dezenas de blogues nesta blogosfera, o Porque Eu Posso (PEP) foi nomeado para o sapos do ano na categoria (como não podia deixar de ser) generalista.

 

Claro  que fiquei contente! Qualquer forma de reconhecimento do "trabalho" que por aqui vou fazendo é um abraço muuuuito quentinho!  Por isso quero, em primeiro lugar agradecer a quem me nomeou, do fundinho do coração; em segundo lugar quero agradecer o trabalho que a Magda e o David tiveram e ainda vão ter, para organizar este acontecimento. Obrigado, mesmo a sério.

 

Agora, penso eu, vai seguir-se a votação para os finalistas. Não acredito chegar a esse grupo, há blogues com muito mais visualizações e afins. Mas é muito bom saber que VOCÊS se lembraram aqui do PEP!

(de qualquer forma contem comigo a apelar ao voto...!)

 

Só há duas coisas que não me fazem sentido: estes Sapos do Ano, para serem Sapos, deveriam compreender apenas a sapolândia, e depois, uma das razões porque foram criados, tanto quanto me lembro, foi em resposta aos Blogs do Ano, pelo que os nomeados não deveriam ser votados aqui. E não é que deparei-me pelo menos com quatro blogues "de ouro", sendo que pelo menos um dos quais venceu o grande galardão?

 

Assim sendo, isto é o que eu penso: ou nós pensamos antes de votar nos finalistas, ou quatro categorias estarão entregues. Ó meus amores! A seguir este caminho, para o ano temos aqui a Pipoca e a Cocó!

 

- é que não tenho nada contra os referidos blogues, eu até sou das pessoas que seguem a Pipoca, e a Bumba... mas o lugar delas NÃO é NESTE concurso! É no outro, prontx, e chega!

 

Pronto, agora que já disse o que me ia na alma, vou ali pôr a imagem dos sapos do ano na lapela do Layout, com muito orgulho, e mais uma vez, um obrigada do

 

10
Nov18

Desafio das 50 perguntas

Fátima Bento

A Célia, a Marquesa e a Bruxa Mimi desafiaram-me para a tag das 50 perguntas. 

E se há perguntas igualinhas,meia dúzia são diferentes. Por isso vou fazer assim:

 

Vou respoder ao desafio que a Célia enviou, com as 50 perguntas, de rajada, i.e., telegráficamenta. No "desafio às fatias", vou respondendo de forma mais composta. Bale? 

 

Então cá vai com o devido agradecimento à Célia pela nomeação.

tag das 50.JPG

 

1 - O que mais odeias em ti?

Odiar é um termo tão forte! Há coisas que gostaria fossem de outra forma, como conseguir ter uma força de vontade de ferro. Não tenho, e tenho um rol de atenuantes, mas lá que gostava, gostava.

 

2 - Peso

30 quilos. Acima do que devia.

 

3 - Se pudesses visitar qualquer lugar no mundo onde é que irias e por quê?

Ia à India. Pela diferença de culturas.

 

4 - A última coisa que te fez chorar

O filme Bohemian Rhapsody deixou-me com um nó na garganta: vi o Live Aid em direto, e foi mágico ver do lado dos bastidores, e do palco... mas chorar a potes foi com o filme Wonder. Vai lá vai...

 

5 - Se pudesses voltar atrás no tempo, o que mudarias?

Nada. 

 

6 - Eu não vou morrer sem…

... escrever um livro de ficção.

 

7 - Quanto tempo levas para ficar pronta para sair?

Algures entre os cinco e os sete minutos. E estou mesmo a falar a sério.

 

8 - Último lugar que estiveste

Na cozinha. 

 

9 - Comida favorita

Italiana e indiana. Privilegio a primeira, a menos que conheça e confie no restaurante da segunda...

Das coisas que faço, gambas a l'ajillo, bem picantes.

 

10 - Comida que não comes de forma alguma

Não gosto MESMO de muita coisa, que não como, por principio. Mas nesse sentido tenho, definitivamente, um preço. Depende do que pagassem (para  comer quase tudo)...

 

11 - Música do momento

Neste preciso momento estou a ouvir Sinatra.

 

12 - Vivo perdendo…

... tempo. Rásmapartam...

 

13 - Uma frase…

If you can dream it, you can make it - Walt Disney

 

14 - Último concerto a que foste

Sarah Mckenzie, no CCB, no dia 3 de outubro

 

15 - Última mensagem no whatsapp

Nada, ora! (com a minha cabeleireira)

 

16 - Última vez que te stressaste

Na última vez que o meu filho faltou ao curso.

 

17 - Tira uma selfie e mostra

Não me importo que me tirem fotos, mas detesto selfies! No can do!

 

18 - Uma música com a palavra AMOR

Endless love

 

19 - O que é feio, mas que tu achas bonito?

Os gatos Sphynx

 

20 - Mostra a última foto do teu instagram

bilhete.JPG

 

21- Uma frase que a tua mãe diz sempre

Não me lembro de nenhuma.

 

22- Eu estou...

No sofá, toda derretida com o Ippo ao lado...

 

23 - Eu sou... 

... louca por cinema.

 

24 - Eu quero… 

...ser feliz muitas vezes.

 

25 - Ser amigo é...

... começar a conversa onde a acabou... mesmo se tiver sido há anos.

 

26 - Quando morreres...

... quero ser cremada.

 

27 - Um livro

A minha avó pede desculpa, Fredrik Backman

 

28 - Um filme

Deste ano, BlacKkKlansmanSete estranhos no El Royale

 

29 - Uma meta a cumprir este ano

Continuar a destralhar.

 

30 - Queria ser uma formiga para…

Não queria. De todo.

.

31 - Calças ou vestidos?

Vestidos no Verão, calças no Inverno.

 

32-O que te faz feliz na TPM?

Bem, era açúcar. Em qualquer forma. Agora já é muito de vez em quando...

 

33-Sê feliz...

... não te esqueças que em caso de incidente aéreo, antes de colocar a máscara a alguém, tens de a pôr tu. Faz disso o teu lema de vida. Sem garantias, mas com mais hipóteses.

 

34-Queria ser...

... arqueóloga, quando era gaiata.

 

35 - Queria ter...

...saúde, sempre.

 

36 - Se eu fosse homem (mulher)...

... não seria muito diferente de quem sou.

 

37 - Uma pessoa que tens de/queres conhecer pessoalmente

Ó pá, sei lá! O António Lobo Antunes, quiçá!

 

38 - Cerveja é…

Ruiva e artesanal. Não gosto de cerveja loira.

 

39 - Na noite passada...

Dormi que nem uma pedra.

 

40 - Poderia ficar horas...

A fazer jigsaw puzzles.

 

41 - Uma careta…

Para quem cospe para o chão. Isso e um tabefe.

 

42 - O teu lema

Não faças o que não queres que te façam.

 

43 - Morres de medo de...

Diria já de nada, mas depois da última aventura do Ippo (que contarei em breve), acho que tenho medo de um punhado de coisas de que nem tenho noção...

 

44 - Darias tudo para..

... salvar a vida dos que amo.

 

45 - O teu maior defeito que é uma grande qualidade

????

 

46 - A tua maior qualidade que é um defeito

A paciência.

 

47-Uma blogger que tu admiras e 3 qualidades dela

A Joana. Pela energia inesgotável que tem. Pela força de vontade com que põe todo o tipo de ideias em prática. Pela forma como escreve (adoro!)

 

48 - Que horas são?

10:57h

 

49 - 5 palavras com a letra V

Vitória, vaidade, verdade, veleidade, veneno.

 

50 - Indique 5 pessoas para essa TAG!

MãeTástica, A 3ª face, o último fecha a porta, domingo à tardeC.S.

Sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

...porque outubro é quando quisermos...

mini.JPG

 

Pesquisar

A ler agora

pet.JPG

 

... e também

xmas book.JPG

 

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Sigam-me aqui:

Bloglovin.JPG

 

Instagramem-me:

Aqui e agora