Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

29
Dez18

Maratona - Desafio das 52 Semanas

Fátima Bento

Não estavam à espera que eu deixasse o Desafio das 52 Semanas incompleto,  pois não? Por isso, e com o devido super-hiper-mega atraso, aqui vão as respostas às últimas perguntas, relativas às cinco semanas anteriores!

 

S47.JPG

 

Quando me apaixono por um projeto, ou uma causa, ou o que for, visto a camisola de tal maneira que quase fica tatuada. Não aconselho: há sempre alguém que se aproveita, e depois para a despir, dói c'umó raio...

 

S48.JPG

 

Fazer bridge jumping. Mas também não tive oportunidade de verificar se seria ou não  capaz. Bungee Jumping de uma grua, jamais! O problema não é o saltar: é o subir. Quando chegasse lá acima ia toda borradinha... depois podiam pôr-me o arnês e dar-me um empurrãozito, que eu já estaria por tudo! Por isso é que NUNCA subirei a uma grua com uma corda elástica na ponta.

 

S49.JPG

 

Era mais fácil fazer a lista dos que dispensava conhecer... mas uma coisa que gostava de não morrer sem ter visto era uma aurora boreal.

 

S50.JPG

 

Admiro pessoas anónimas e altruístas.

 

S51.JPG

 

Ah, muitas. Mas a melhor coisa que este ano trouxe, foi o Ippo. Impressionante, como alguém que eu não conhecia há oito meses atrás se tornou tão indispensável e amado...

S52.JPG

 

Continuar a crescer como pessoa, cultivar a generosidade e encontrar a serenidade que almejo, pasito a pasito...

 

Neste TAG participaram para além de mim, a 3ª face, a Ana, a Ana Paula, a Catarina, o Carlos, a Carlota, a Charneca em Flor, a Daniela, a Desarrumada, o David, a Gorduchita, a Happy a Hipster Chic, a Isabel, a Mãe A, a Mariana, a Maria Mocha, a Marquesa de Marvila, a Mimi, a Paula, oP.P, a Sweetener, a Sofia, a Tatiana, a Tita e o Triptofano 

(nomes ordenados alfabeticamente)

 

20
Dez18

É Natal, é Natal, tra-lá-lá-lá-lá!!!

Fátima Bento

bola de natal.jpeg

 

Pois que por aqui as coisas têm sido uma correria. Eu, que costumo ter a questão das prendas de Natal arrumada logo no início de novembro, para fazer tudo com calma, e este ano, a vinte de dezembro(!!!) não tenho um - UM! - presente embrulhado - pronto, tenho o do marido que veio embrulhado da loja... de resto, nada! Embrulhei um que enviei pelo correio, e mái nada!

 

Estou assim a modos que de cabeça a andar à roda...

 

Bom, hoje vou juntar tudo para poder proceder ao embrulhanço no sábado à tarde - à noite irei à Aldeia de Natal do Seixal, onde já passei de dia, mas quero ir de noite, para ver as luzes. Está tão bonita este ano!!!

 

Amanhã é o dia de ver as luzes da Baixa Lisboeta - não sei se vamos ao Parque Eduardo VII: há dois anos começámos por aí (a esperança é que esteja melhorzinho, que aquilo era uma dump em três atos...), e descemos a Avenida. Ainda não era bem de noite e não vimos as luzes dali... depois parámos no Stabucks da Estação do Rossio e bebemos um café temático, após o que demos uma volta pela baixa, e vimos a árvore no Terreiro do Paço. 

 

Este ano acho que vamos começar pelo Cais do Sodré, a seguir, ir ver a árvore ao Terreiro do Paço, e seguir as ruas - alternando, que não tenho intenção de ir até ao fim da Rua do Ouro, voltar até cá pela Augusta, e repetir o trajeto em sentido inverso pela da Prata. Nope.

 

Depois iremos à Praça da Figueira, onde ainda não fomos, e parece que é onde está a maior Aldeia de Natal. Entretanto é capaz de estar na hora de chamar o transporte, já que temos reserva para as 19:30h. Depois do jantar descemos ao Camões, vamos até ao Chiado, e voltamos ao Cais do Sodré onde apanhamos o catamaran de volta para o Seixal, onde estará o Rocinante à nossa espera. Vamos ver se não alteramos o trajeto, logo se vê.

 

Depois mostro as fotos, boa?

 

Portanto, amanhã é um dia-parêntesis... o stress seguirá dentro de momentos i.e, no sábado.

 

No que diz respeito aos postais, já recebi o meu, mas ainda não fotografei. Gostei muito, mas depois mostro.

 

Inté...

 

14
Dez18

De update em update

Fátima Bento

socks-feet-pajamas-table-85842.jpeg

 

Bom, por aqui as coisas estão um bocadinho loucas. Não sei para onde me virar! O Victor está de férias e temos destralhado, arrumado, eu tenho feito alguns trabalhos manuais - FYI, se os trabalhos manuais são para relaxar, a azáfama não tem deixado. Em meio a isto tudo, compras e terapia, esta semana não tive tempo para nada! Hoje parei, PAREI. Senão acho que amanhã não me mexia.

 

Bom, serve o presente post para vos fazer o ponto de situação de como as coisas vão por aqui.

 

Em primeiro lugar, a noticia do dia: lembram-se de aqui eu ter colocado uma foto com cinco anos e ter decidido que em Setembro de 2019 estaria, pelo menos, com aquele corpo? Ok, ainda tenho muito a queimar, mas de lá até agora perdi 6 quilos! Yeyyyy!!!!!!

O Ippo: o seu olhinho já verteu tudo e mais um par de botas mais duas vezes, mas agora dá ideia que a fenda terá fechado. Não infetou, ele não tem dores, está tudo impecável, felizmente!

A Mia: estará a pesar um quilo e duzentas, por aí, mas está viva e a fazer uma vida normal. Faz diarreia, mas nunca mais vomitou. 

Nós os dois temos saído todos os dias, ainda que seja só para tomar café (houve apenas um dia em que não saímos). O ambiente aqui em casa está up-up-up, mas ainda não enfeitámos a árvore; vai ser este fim de semana.

Nunca mais fui ao cinema, porque tudo o que lá está ou já vi, ou não me interessa. O Colette deve ser um bom filme, mas não me apetece ver. E esta semana estrearam três filmes tão diferentes que até dói: o Aquaman (que só veria em 4DX) o Bumble Bee e os Transformers. Se porventura formos ao cinema, vai ser para ver o Parque Mayer, que dizem ser um bom filme. Acho que o Vasconcelos é um ponto a favor.

E o que vale é que para a semana estreia a Mary Poppins 2!

Ainda me falta comprar meia dúzia de pequenas coisas para oferecer.

O meu Postal de Natal Secreto seguirá na segunda feira (antes não foi possível) bem como uma encomenda com um presentinho para uma amiga - só quero ir aos CTT uma vez.

E é isto. Muito que fazer e pouco que contar.

 

B'jinhos!

10
Dez18

Sorteio feito, endereços enviados!!!!

Fátima Bento

Joy.jpeg

 

Então, escrevi os nomes todos em papelinhos...

 

IMG_20181210_184557.jpg

(lamento a qualidade, tenho de adquirir uma argola de luz - para evitar as sombras - ou coisa do género)

 

Depois dobrei e coloquei dentro de um frasco...

 

cortado 1.jpg

 

... fechei e agitei!

 

cortado.jpg

 

E depois tirei um papelinho de cada vez - isso já não vou mostrar, hello! - e enviei os endereços para os emails dos participantes.

 

Prontx!

 

Agora, eu gostava de publicar uma lista dos blogues que participam - com link para os mesmos, e sem nomes associados (se quiserem, poderão identificar-se no cartão, com o nome do blogue por baixo da assinatura).

 

Neste caso era mesmo só linkar os espaços participantes. Vocês autorizam?

07
Dez18

A segunda fornada:20/50

Fátima Bento

Mais uma vez a  Bruxa Mimi desafiou-me, para seguir com o segundo bloco de respostas.Obrigada Mimi!

 

E sem mais delongas, vamos a isto:

 

11. Vivo perdendo... 

Não sou de perder coisas: nem as chaves, nem os óculos, nem guarda chuvas... mas confesso que às vezes é preciso uma alminha caridosa me ligar para eu encontrar o telemóvel - ele é fininho, nunca lhe ponho a capa, escorrega por todos os lados e tenho de o pôr sempre num local onde tal não aconteça. Mas às vezes escorrega na mesma e fica em meio a outras coisas e eu não dou por ele... mau é quando o tenho no silêncio...

 

12. Uma frase...

"A vida é o que acontece enquanto fazemos outros planos!" John Lennon (da canção Beautifull Boy) 

 

13. Último concerto a que foste

Sarah Mckenzie no CCB, em 3 de Outubro deste ano.

 

14. Música do momento

O album Love, do Michael Bublé. E mais o de Natal dele, e o Christmas with PJ Morton.

 

15. Última mensagem no whatsapp

- Café amanhã?

- Às 17horas?

- Certíssimo.

 

16. O que mais te stressa?

Quando o meu filho falta ao curso. Fico algures entre o agoniada, zangada e com vontade de me esconder ou fugir porta fora. É que isto já se passa há uns quantos anos... sete...

 

17. Tira uma selfie e mostra

É que é já a seguir...

 

18. Uma música com a palavra AMOR

Love is here to stay, na versão de Tony Bennet com Diana Krall

 

19. O que é feio, mas tu achas bonito?

Vou repetir o que disse a primeira vez que respondi a esta questão: os gatos Sphinx. Não são bonitos, mas eu acho-os lindos!

 

20. Mostra a última foto do teu instagram

Pois... era para lá estar desde terça-feira mas ainda não tirei... de momento, a última é esta, tirada há quatro dias:

 

Ippo 4 dias.JPG

E claro, volto a nomear

Fico à espera para ler as vossas respostas!

 

07
Dez18

Postal de Natal secreto.

Fátima Bento

xmas card.jpeg

 

A maioria disse de sua justiça, e escolheu o Postal Secreto. Assim será! O sorteio vai ser feito como se fazia no meu tempo: vou escrever os nomes em papelinhos, metê-los numa taça e ir tirando um a um ficando emparelhados pela ordem que saírem. Vou fotografar  o processo sem mostrar os nomes - queriam, não era???

 

Mas temos um problema: precisamos de mais uma pessoa, porque para criar pares, o número tem de ser par, e a última vez que contei eramos treze... se não entrar mais ninguém até às 23:59 (agora o que tá a dar já não é a meia noite, é um minuto antes...) de amanhã dia 8, deixo o meu nome de fora e quem quiser que me envie o postal. Provávelmente alguém vai receber dois - já que não abdico de enviar.

 

Não vale a pena complicar ;)

 

Portanto, domingo faço o sorteio, e enviarei os endereços ou no mesmo dia à noite, ou na segunda de manhã.

 

07
Dez18

Eu não chego a netos...

Fátima Bento

Ippo.JPG

 

Já toda a gente viu fotos do Ippo, certo? Esta mostra  razoávelmente os olhinhos dele. O direito é muito maior que o esquerdo, às vezes nem o consegue fechar completamente quando dorme. O esquerdo é completamente cego no que na foto surge dourado. À volta, consegue ver alguns vultos. Tem uma visão de 10/15%

 

O pequeno almoço que eu dou, e que é o segundo da manhã, é uma rebaldaria na cozinha. Para empatar o tempo, enquanto eu abro as saquetas, o pequeno introduziu o "brincar à estalada": o Ippo dá na Piccolina, a Piccolina na Mia, a Mia no Ippo, baralha e torna a dar. Tudo com as  unhas recolhidas.

 

Honestamente, não sei se foi o que se passou hoje, sei que quando me debrucei para pôr o Felix nas tigelas, só lá estavam as duas meninas. Olho para baixo da mesa e o Ippo está numa cadeira. Quando me aproximo, reparo que os dois olhinhos estão do mesmo tamanho, e que o direito pinga sangue. Gelei. Agarrei nele, mas ele quis ir deitar-se na casa de banho. Como ele não tinha comido, trouxe um iogurte  (a coisa de que ele mais gosta), pus na tigela, chamei, e ele não veio.

 

Fui buscá-lo e pu-lo no local do sofá onde costuma estar. Estava com dores, e como não percebia muito bem onde, fechava os dois olhinhos e estava super assustado. Foi para trás do sofá (e eu cheia de medo, que há sempre bactérias, do pó, por ali, e a recear uma infeção...) poucos minutos depois veio para o meu lado, onde tem estado. Já está mais calmo, mas eu ainda estou de coração nas mãos.

 

Vou mantê-lo sob vigilância nas próximas horas, e só limparemos o sangue, quando o Victor chegar a casa. Não o quero mais assustado, agora...

 

Não será de estranhar se daqui a umas horas me der um ataque de choro...

 

04
Dez18

As primeiras 10/50 - tag 50 perguntas...

Fátima Bento

A Marquesa de Marvila e a Bruxa Mimi nomearam-me para responder ao tag das 50 perguntas, desta feita 10 de cada vez. Como  já respondi às cinquenta, em versão o-mais-telegráfica-possível, vamos agora responder às primeiras dez, assim com mais concentração...

Obrigada Marquesa e Mimi.

 

O que mais odeias em ti...
Hei! Essa pergunta não se faz. Odiar, não odeio nada. Mas é uma chatice não saber mostrar-me zangada e ralhar mesmo a sério. Sou tão assertiva que dá nojo. Ontem o meu terapeuta disse-me que se eu desse consultas a alcoólatras, eles mudavam todos para a minha consulta. Continuavam a beber, e como eu não dou na cabeça de ninguém: explico, eles queriam aqui a doutora por ela ser fofinha, e muito doce. Não fui eu quem disse... portanto, podia ser um bocadinho mais rija, caracoles!


Nome pelo qual te chamam...

Bem, a família de sangue próxima ... ui... é Rosinha 

Quando fui para o curso de design disse a toda a gente que era Fatti, assinava os meus trabalhos com esse nome, e durante três anos, mais um ou dois, toda a gente me chamava Fatti - menos a família próxima que insistia no... ui... Rosinha 

Depois deitei fora e diminutivo e passei a ser Fátima. Que é o que toda a gente me chama - exceto a família próxima, para quem continuo a ser... ui... Rosinha

E pronto, como a exceção faz a regra, o meu terapeuta chama-me Rosa, porque gosta mais, acha que tenho mais cara de Rosa...


Se pudesses visitar qualquer lugar no mundo onde é que irias e porquê...

Acho que já respondi a esta. Honestamente acho que a viagem que a Bumba na Fofinha fez, realmente invejável (mas inveja da boa!) mas eu não tenho força anímica para tal isso... por isso, vou (penso eu) repetir: India. Mas também podia ser Noruega ou Islândia desde que me garantissem uma aurora boreal...


O que te faz chorar...

Isto quanto ao choro, sou de fases. Há alturas em que não sai uma lágrima, outras em que choro por quase nada... aquelas coisas que deixam toda a gente a chorar desalmada, como os refugidos e afins, deixam-me hirta e congelada - mesmo que quisesse não conseguia chorar. É como ficar em estado de choque...

Onde tenho chorado mais é no cinema. Ou em casa, mas a ver alguns filmes. E sim, já abordámos isso em terapia... e já tive muito mais dificuldade em chorar de que agora...


Escolherias voltar atrás no tempo ou ganhar mais tempo no presente...

Voltar atrás NEM QUE ME PAGASSEM. E BEM. Mais tempo no presente talvez, se não houvesse imediatismo na questão - porque há dias que eu só quero que acabem, mesmo... e venha o próximo...


Eu não vou morrer sem...
Fazer um batismo de parapente; saltar de paraquedas; fazer um bridge jump (que eu sei que não é assim que se chama, e que, de todos, é o que me assusta mais).

Publicar um livro e logo a seguir plantar uma árvore.


Alguma vez inventaste uma desculpa para não saíres de casa quando tinhas alguma coisa combinada...

Com toda a certeza devo tê-lo feito. No entanto nunca com amigos. Com amigos sou sincera. Agora em termos oficiais/ciosos, ou afins, quem nunca?


Último lugar em que estiveste...
Hoje fuiao cinema, à Primark, ao Aldi, ao Lidl, e acabei de sair da cozinha.


Comida favorita...
Ovos moles. É pá, é capaz de ser doença, mas eu gosto taaaaanto de ovos moles que nem vou para a zona de pastelaria fresca quando vou ao hipermercado.

E gambas a l'ajillo com batatas fritas no forno.


Comida que não comes de forma alguma...

Vísceras.



Agora é hora de nomear!

 

Vale?

03
Dez18

LAST CALL!!! - e uma decisão para vocês tomarem.

Fátima Bento

xmas.jpeg

 

Temos neste momento doze nomes na nossa lista.

Após esta data, vou fechar as inscrições, e vai seguir-se uma de duas coisas:

 

OU

envio a lista completa, e cada um envia onze postais, e recebe obviamente, onze *;

OU

fazemos um sorteio de postal de Natal secreto.

(* onze porque cada um de nós é o 12º, e não vamos enviar um postal para nós, pois não?) 

 

Agora, vocês decidem!

 

A minha opinião, dado que os postais de Natal podem até ser feitos por nós, e o preço do envio é baixinho, seria a lista toda. Mas eu sou só 1/12.

 

Deixem-me as vossas respostas nos comentários. Basta dizerem um ou todos.

 

E pessoas que aqui passam e não sabem, ou ainda não se decidiram:

 

Até dia 5 ainda podem juntar-se a nós!

 

A ideia, aqui.

O endereço de email para eviar as moradas, aqui

 

Sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

...porque outubro é quando quisermos...

mini.JPG

 

Pesquisar

A reler agora

desleixada.JPG

 

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Sigam-me aqui:

Bloglovin.JPG

 

Instagramem-me:

Aqui e agora