Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

12
Set17

A minha estreia com o "5 ingredients" do Jamie

Pois que - olha a vergonha!!! - ainda não vi o livro todo. Mas do que vi lembrava-me que havia, entre outras, uma receita com cogumelos portobello recheados. E no sábado fui ao Lidl e ei-los: lindos e enormes.

portobello1.jpg

Vieram quatro mais uma embalagem de queijo mozzarella, não me lembrando eu quais eram os outros três ingredientes.

O que quer dizer que no domingo lá voltei ao supermercado para ir buscar 350g de mistura de mini tomates (como a embalagem tinha só 300g, ficámos com menos 50g). Para além disso era preciso alho (check) e sálvia. Não havendo a última, e tendo eu um manjericão fabuloso na cozinha - e o manjericão é o melhor amigo do tomate - está feito. E já agora que estamos numa de confissões, o queijo também não seria mozzarella, mas cheddar - ou um outro queijo de pasta dura como o queijo da ilha. 

Tivemos pena.

 

Portanto os ingredientes que juntei foram:

  • quatro cogumelos portobello, grandes;
  • mistura de mini tomates (300g);
  • seis dentes de alho de bom tamanho; 
  • um punhado de folhas de manjericão; 
  • queijo mozzarella ralado, qb.

 

Modus operandi:

 

Ligar o forno para aquecer a 200º.

Cortar os alhos em fatias o mais finas possível; cortar os mini tomates ao meio. Pelar os cogumelos, guardando a pele (com o Jamie nada se perde). Pegar numa assadeira onde caibam os quatro cogumelos - não têm que estar à vontade, podem ser um bocadinho forçados porque com o calor encolhem (duh!)... à conta de os deixar à vontade a minha assadeira era (mesmo)  grande demais... - colocar os tomates, a pele dos cogumelos, o manjericão e o alho no fundo, guardando no entanto algumas fatias de alho e quatro ou cinco folhas grandes de manjericão. Regar com uma colher de sopa de azeite* e uma de vinagre de vinho tinto*, sal* e pimenta*, colocar os cogumelos sobre a mistura, com o pé para cima, e levar ao forno 10 minutos.

Passado esse tempo, retirar o tabuleiro, e colocar o queijo sobre os cogumelos, a gosto. Espalhar os dentes de alho sobre os mesmos, bem como as folhas de manjericão - eu rasguei ao meio e dividi. E volta ao forno mais quinze minutos.

Voilá:

TA-DA.jpg

Absolutamente delicioso!

 

 

 * Estes extras fazem parte da despensa básica, que também é composta por 5 ingredientes, da melhor qualidade possível:

 

  • sal
  • pimenta
  • vinagre de vinho tinto
  • azeite
  • azeite extra virgem para usar em cru

 

E pronto. Quando fizer a próxima, aviso.

Obrigado Jamie!!!!!

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Fátima Bento 12.09.2017

    Obrigada!
    Ontem na Zen TV (que agora também tem zen cooking) vi uma receita que achei fantástica. Mas levava pancetta... podes substituir por salsichas de soja em pedaços...
    Então era assim: picar duas ou três cebolas. Colocar uma colher ou duas de azeite numa frigideira anti aderente - no caso das salsichas é melhor duas - e juntar as cebolas. cortar a pancetta/salsichas em cubos pequenos e juntar quando a cebola já estiver translúcida (pacettta) ou dourada (salsichas). Deixar ao lume até a cebola estar acastanhada.
    Entretanto já se cozinhou o esparguete, e mistura-se com o preparado. Coloca-se em tigelas, põe-se um pouco mais de mistura por cima, junta-se queijo ralado e abre-se um ovo cru no centro. Serve-se assim, bem quente, e mexe-se: o calor da massa coze o ovo - é uma variante da carbonara. 
    Soa bem, não soa?


  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.