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Sabem que eu comprei uma máquina nova. Sabem que eu sou assim a super fã da Nespresso e sempre fui capaz de defender a marca com unhas e dentes - a marca e o conceito.

 

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Pouco tempo depois encomendei cápsulas e depois da entrega (a tempo e horas, que eles com isso não brincam...) recebi um email a pedir-me para responder a um estudo de mercado. Ora aqui a menina não disse nunca não à marca e não era agora que ia começar! O mesmo visava o meu conhecimento das outras marcas-cápsula disponiveis no mercado - e não-cápsula também. Os meus hábitos em termos de consumo de café e etc. E aqui deparei-me com uma marca nova em meio a todas as outras, a L'OR. Por acaso ja conhecia de publicidade encontrada em revistas francesas, mas nunca tinha visto à venda cá, e achei curioso. E pensei, claro, que se a L'or não chegara, iria chegar.

 

E umas duas semanas depois o Continente estava a fazer uma promoção de lançamento da marca, menos €1,00 em cada embalagem - que custam o mesmo que as cápsulas Nespresso e também são em aluminio. Comprei um ristretto com indice aromático 11, e resolvi experimentar, cética até à medula. O ceticismo passou num ápice: o café era tão bom como o da nespresso - e eu não sendo expert,sou esquisita cumóraio. 

No dia seguinte voltei ao hiper e comprei mais seis embalagens (parecendo que não, poupei €6,00...)

 

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Neste interím a minha caixa de correio começa a receber um email diário da Nespresso (recebia talvez um por semana - e acho que nem isso...), com teasers, promoções, recordar promoções, e recordar outra vez.

 

E há precisamente uma semana fui à loja para comprar uns copos de café em alumínio de tamanho lungo, para oferecer ao Victor no dia do pai (ele andava a namorá-los há uns tempos).

 

 

E fui literalmente abalroada pela funcionária. 

 

Depois de eu dizer o que queria (três miseráveis sleeves de Fortissio lungo, uma vez que desses já não tinha), atira-me com um "mas não deseja saber quais são as promoções em vigor?" Eu sorri e disse-lhas - que com a quantidade de emails que tenho recebido sabia-as todas.

Pensava eu.

Pois que havia uma nova: ofereciam uma chávena de lungo em porcelana, com o respetivo pires e um avental (deixem-me dizer-vos que o mesmo era lindo). E pergunto eu: na compra de quantas cápsulas?

 

- 250(!!!) Mas olhe que a promoção é excelente e o café acaba sempre por beber!
 

Ou seja, era suposto eu gastar 93,75 (se fossem cápsulas grand cru, porque se fossem lungo, edições limitadas ou outras, seria mais caro) para trazer uma chávena e um avental. Recusei, e pedi os copos. Com ar contrariado - e a repetir que a promoção era fantástica - foi  buscá-los, aplicou o desconto da campanha do dia do pai e somou-lhe o desconto relativo aos anos de Nespresso que tenho. Disse-me o PVP, e o preço que me iam custar. Aquiesci, e ela acrescentou logo: não quer aproveitar para levar mais embalagens? Não, não quero, caramba! (só disse não, levo só uma) ...é que estão com um excelente preço... não reagi. 

 

Vejo-a colocar a caixa dentro do saco, e atarantada com o ataque Panzer*, ainda tive lucidez para lhe dizer: não faz embrulho para presente? ó camandro, eu tinha dito que era para o dia do pai, e se não tivesse dito ELA devia ter perguntado, NÃO eu ter pedido!

 

Sim, claro! respondeu de cara fechada. E deseja tomar um café? acedi. Lá fui para o bar enquanto ela ficou a fazer o embrulho. E sim veio embrulhado no papel com o logotipo, e dentro de um saco com etiqueta para escrever para o melhor pai do mundo ou o que me aprouvesse. Mas não trouxe fita. Até numa mísera caixa de bombons de 7 euros (que estavam a €5,60) colocam fita de tecido! Infelizmente só vi quando cheguei a casa.

 

Ó meus amores: deste dia em diante, Nespresso só encomendando, não tenciono voltar a meter os pés numa loja. E se esta é a abordagem anti-L'or... ui que lhes vaticino umas belas quebras nos lucros. 

 

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[E não tenho problema nenhum em ir ali ao lado buscar umas caixinhas de L'or, se ficar sem café e só me aperceber em cima da hora... e vou, claro, andar em cima das promoções, duh!]

 

Para quem se queixa da abordagem robótica dos funcionários das lojas Nespresso, se é este tipo de formação que lhes dão agora, podem ficar tranquilos: de robot não têm nada...

 

*Panzer, aqui

 

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28 observações

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De A 3ª face a 23.03.2018 às 09:27

Estas estratégias de marketing são assim: excesso de mel torna-se em vinagre. E não é com vinagre que se apanham moscas, lá diz a minha mãe.
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De Fátima Bento a 23.03.2018 às 12:03

Xeque-mate. 
É isso mesmo. E esta inversão imprevista deixa-nos de cabeça a andar à roda... por alguma razão eu era a única pessoa na loja...
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De Gorduchita a 23.03.2018 às 10:41

Acredito piamente que vão ter de começar a repensar a estratégia, a curto/médio prazo!
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De Fátima Bento a 23.03.2018 às 12:01

Sem dúvida. A procura em loja aposto que vai cair e as encomendas por telefone e/ou online vão aumentar. 
Ainda assim vão ter uma quebra, e é bom que criem soluções...
O idiota é que eu soube que a L'or estava a chegar a portugal através deles! E quando a vi à venda resolvi experimentar, lá está, porque andava 'a levar' com publicidade nas revistas francesas que compro, há um punhado de anos, não fora isso e o mais provável era não experimentar, porque tenho jurado pela marca original. E muita gente que gosta do café da marca mas conhece a concorrente através da publicidade que me foi chegando, não compraria...
 - eu nunca usei outros sucedâneos.
Um ponto a favor à cabeça: é a única marca em que as cápsulas são de alumínio, como as originais. 
Um a favor da Nespresso: quem te entrega o café, recolhe as cápsulas usadas para reciclagem, desde que informes no momento da encomenda.
Só que apenas isto não chega. Neste momento em que o desperdício zero se impõe como uma necessidade imperativa, eu, se fosse criativa na marca, talvez fosse por aí...
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De Happy a 23.03.2018 às 11:19

Vou ser curta: a concorrência faz milagres!
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De Fátima Bento a 23.03.2018 às 11:45

Mas neste caso, o café não e mais barato, só fica mais acessível - se bem que a Nespresso retirou os portes de entrega, e entrega de um dia para o outro à hora que nos convém, incluindo o sábado.  Neste caso a Nespresso é que se está a mostrar perdida: ele são os emails, ele são os anúncios na televisão (que falam nas entregas), ele são os empregados que, pelos vistos, estão a ser pressionados para vender...
Quando comecei a consumir a marca, há oito anos atrás (ou serão nove), sou honesta: não era só o café, era a exclusividade, o luxo que estava colado à marca (e que era um luxo que eu podia pagar). Entretanto deixou de ser apelativo per si (com a idade, a gente cresce...), mas a manter aquele élan, conquistariam mais Fátimas, com certeza,
Agora? Agora são lojas que vendem café. Que oferecem um café ao cliente, e essa é o único apontamento positivo. 
Todo o resto - começando pela revista que há bem mais de um ano não voltou a ser editada - se perdeu na espuma dos dias.


E mau, mau para eles é que o L'or tem a mesma qualidade que o café deles (exceção feita aos lotes especiais). E está mais acessível, não em preço mas em conveniência...
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De Paula Rocha a 23.03.2018 às 12:57

Que coincidência, ainda hoje comprei 3 embalagens, é muito bom tem mais cápsulas e é mais barato, se aproveitarmos as promoções então aí é ouro sobre azul
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De Fátima Bento a 23.03.2018 às 13:15

Paula, o L'or compatível com máquinas Nespresso é ao mesmo preço €3,75 e traz as mesmas dez cápsulas, como as sleeves da marca. 
Mas há L'or compatível com outras máquinas - se calhar foi esse que compraste. Nespresso é exatamente a mesma coisa!
Daqui a bocado vou ao Continente e vou aproveitar para trazer mas umas caixas, com o cupão dos 15%...


Beijinhos! 
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De Mula a 23.03.2018 às 13:13

Com tanta insistência eu era menina para dizer "olhe, esqueça lá,  já não quero nada!" e sair porta fora. Odeio este tipo de abordagem.
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De Fátima Bento a 23.03.2018 às 13:19

Ah mas eu queria MESMO os copos para oferecer ao Victor. Andei 30 km (15 para cada lado) para ir comprar os ditos cujos com embrulho - podia ter pedido a entrega, mas não viria embrulhado para presente.
No fim o embrulho vinha que era uma porcaria (COMO é possível embrulhar mal um objecto com ângulos rectos? É, é, ela consegiu!) e sem a fita que lhe dá um toque tão giro... felizmente era para o Victor, se fosse para alguém fora do agregado familiar tinha desembrulhado e feito um embrulho decente...
Santa paciência (sim, eu tenho...)
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De David Marinho a 24.03.2018 às 04:45

A concorrência não cai bem em quem habituou-se a ter a barriga cheia. Deixei a nespresso por isso, além de mais caro, eram chatos para caramba. Odeio que me façam querer que são melhores sem que eu faça essa apreciação primeiro
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De Fátima Bento a 24.03.2018 às 09:33

Então, se ainda tens a máquina, agora tens alternativa 
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De Sofia a 24.03.2018 às 14:24

Os empregados da Nespresso também sempre me irritaram um bocado. Há uns anos eram piores, acho eu, apesar de tudo. Ainda assim, no verão passado, um dos empregados insistiu que eu experimentasse umas cápsulas de café que se bebia com gelo. Eu lá aceitei provar (confissão: o facto de o tipo até ser bem-parecido pode ter contribuído), mas não gostei nada e passei o resto da tarde com náuseas por causa do raio do café gelado... 
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De Fátima Bento a 24.03.2018 às 17:59

Aquele automatismo típico dos empregados não me desagrada. Nem agrada, é-me neutro. Agora isto, é desesperante!

Por acaso ainda tenho duas sleeves desses cafés. Eu gosto, acho agradável para os dias quentes. Mas não temos de gostar todos do mesmo... se te tivesse agradado, como me aconteceu, tinhas gostado da sugestão 
Agora esta rapariga entrou pela minha zona de conforto adentro como se eu tivesse de... o que quer que fosse. Assim não.

Definitivamente.
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De Bruxa Mimi a 24.03.2018 às 14:24

Como não consumo café, não tenho problemas com a Nespresso, mas experiência com abordagens agressivas já tive e também não gostei nem gosto!
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De Fátima Bento a 24.03.2018 às 17:52

É terrível. Uma pessoa quer ser educada e tornam a tarefa quase impossível!
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De Bruxa Mimi a 17.04.2018 às 18:16

Pois é!
(só hoje descobri este teu comentário - o mail do sapo blogs que o continha foi parar ao spam da caixa de correio e por acaso hoje fui ver o que por lá havia...)
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De Fátima Bento a 17.04.2018 às 19:18

Ainda bem que falaste nisso, tenho de ir ver a minha 
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De Bruxa Mimi a 17.04.2018 às 21:34

E então? Só estava no spam o que devia?
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De Fátima Bento a 18.04.2018 às 10:43

Só, e já está apagado! Eram uns 50 ou 60. Vá lá...
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De Bruxa Mimi a 18.04.2018 às 23:18

 
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De O Informador a 24.03.2018 às 17:18

Adoro Nespresso e há uns meses comprei em promoção uma embalagem de L'Or e a opinião com que fiquei acerca desta marca é oposta à tua - http://oinformador.com/cafe-que-nao-convence-1958532 . Comparando mesmo com os cafés Nicola para a máquina Nespresso e das cápsulas novas de alumínio da marca do Continente, as mais caras, não das duas mais baratas, deixo o L'Or bem para trás quando no momento da compra. Não gostei mesmo do sabor e comprei também a intensidade 10 ou 11. 
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De Fátima Bento a 24.03.2018 às 17:51

Se o que compraste é o da foto que está no teu blogue, é o que tenho tomado de manhã. Eu tomo-o sem açúcar, e gosto muito do amargor dele. Também gostei muito do primeiro Kazaar que a Nespresso lançou, também por isso, mas depois fizeram uma mistura com outros grãos que não os originais, e deixei de consumir. Só consumo Ristretto e Fortissio lungo.
Mas eu gostei muito da L'or e detestei a abordagem na loja. Mas não digo que vou trocar sistematicamente uma marca pela outra, repara: "Ó meus amores: deste dia em diante, Nespresso só encomendando, não tenciono voltar a meter os pés numa loja. E se esta é a abordagem anti-L'or... ui que lhes vaticino umas belas quebras nos lucros"
Vou continuar a encomendar o original - e não gosto de nenhum dos compatíveis, à excessão deste.
Mas, meu amigo, viva a diferença. Se todos gostássemos de magenta, o mundo era uma coisa muito chata...


Obrigada pela visita, b'jinhos e bom fim de semana!
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De O Informador a 24.03.2018 às 18:07

Sim, claro, só deixei a minha opinião. Já provaste o do Continente mais caro que raramente está em promoção e custa geralmente 2,89€ em cápsulas de alumínio e caixa cinzenta? Eu era muito Nespresso e Nicola, mas desde que provei esta recente versão Continente que fiquei fã. 
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De Fátima Bento a 24.03.2018 às 19:25

Não provei mas vou provar! Depois conto ;)
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De Fátima Bento a 17.04.2018 às 19:19

Provei. Provámos os três: ninguém ficou convencido. Já do L'Or, como te digo, gostamos todos. Mas gostos não se discutem!
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De Margarida a 26.03.2018 às 11:57

Comecei a apreciar café há coisa de um ano, e o consumo tornou-se de tal forma habitual que a minha mãe me ofereceu uma Nespresso no Natal. Em Janeiro, fui toda contente à loja esperando o tão falado atendimento, mas a minha experiência foi exactamente o contrário: a menina estava sem paciência alguma para me explicar a diferente entre todas as gamas e qualidades. Sugeriu um mix para eu experimentar em casa um de cada e no final tive de PEDIR um café, porque nem isso ela ofereceu. 
Foi a minha primeira e última experiência numa loja nespresso, a partir de agora só compro online. 
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De Fátima Bento a 26.03.2018 às 12:11

Isso é francamente inusitado. Porque atenção é costume darem- até em excesso. E não oferecerem o café é muito negativo... se te queixasses ela era repreendida com certeza. 
Mas estou contigo: deixemos as lojas que o produto chega a casa no tempo certo e na hora exata!
B'jinhos 

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