Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

08
Mar18

As minhas manhãs (e por falar em gatos...)

Fátima Bento

Levanto-me, vou à casa de banho - a Mia vai atrás e pede água, já que só bebe da torneira do  lavatório. Dou-lhe pouquinha, senão já sei que vou limpar vomitado, aí dez minutos depois dela tomar o pequeno almoço... chego à cozinha, ligo a máquina de café e abro o estore muuuuito devagarinho, rodo ligeiramente as laminas verticais para entrar luz. Dou uma saqueta de alimentação húmida (neste momento é da da Sheba, quando acabarem logo de vê) a cada uma, a falar baixinho, a ver se ninguém me ouve.

 

Viro-me para a máquina de café... e está um par de olhos com umas orelhinhas pontiagudas do lado de lá da janela, nariz encostado ao vidro és tu? és tu, tia? E quando dou a inevitável gargalhada, começa a miar. Lá recolho o estore e abra janela. Ele mia e põe as quatro patas no parapeito, ronrona dá marradinhas, the works.

 

New Phototastic Collage.jpg

 

Os outros cinco ficam no chão, num fungágá que dá gosto, todos a dizer bom-dia ao mesmo tempo (e dá-me de comer, que eu cá sou romântica mas não sou ingénua), miadeira que não se repete nas outras vezes que volto à janela durante o dia, é mesmo só a primeira. O vai vem e roçar na parede, (e o trepar do Bebé) esse é de todas as vezes que apareço.

 

E os outros chinfrinam tanto que o Bebé lá desce, e eu puxo das cuvetes de paté e é a loucura! Até apanham os quadradinhos no ar! Mas poucos minutos depois já estão todos a comer calmamente, e já respondem quando os chamo pelo nome e lhes atiro comida. 

 

São seis coisinhas fofas. Os três mais velhos, o Bebé - porque em pequenino era o que me dava mais feed back desde que a mamã o trouxe, a Princesa - porque é a gata mais bonita que já vi, tem os olhos muito mais amendoados de que qualquer gato, e... SABE que é linda. E comporta-se com uma poise aristocrática... agora está para ter uma ninhada de principezinhos (deusmevalha...); e a Oínhos, que nasceu branquinha e com olhos azuis, orelhas castanho claro... e cauda tigrada na mesma cor. Agora já tem mais umas manchas tigradas na parte posterior do corpo. E olha para mim com uma doçura enternecedora - tirando o Bebé trepador, não tenho dúvidas que será a mais carinhosa..

 

Depois veio a segunda ninhada, da mesma mamã, que os trouxe para onde tinha trazido os primeiros. E são eles, a Minimi  (que adora o nome, é a primeira a levantar a cabeça, ou a vir a correr, quando é chamada), por ser tigrada como a Princesa e o Bebé. E porque já me faltava criatividade, a Bolinha Preta (a coisa mais reguila, mais espertalhona e brincalhona do mundo, pretinha de pelo luzidio, só apetece agarrar e trazer para casa), e o Bolinha Branca - branco de olhos azuis que cresceu a ponto de ter o tamanho do macho da primeira ninhada. É uma doçura, e foi de todos quem mais estranhou a minha voz das primeiras vezes que lhes fui dar de comer - nos primeiros dias depois da gripe. Olhava para mim como que de sobrolho franzido, com alguma apreensão no olhar. Eu sorria, olhava-o nos olhos e sussurrava. Ele lá sossegava.

 

Portanto, este é o meu habitual inicio de dia. Oito crianças de quatro patas a despachar antes de beber o meu café  

 

- E há lá coisa melhor????

 

4 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mini.JPG

 

Pesquisar

A ler agora

LaIslaPortafda.jpeg

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Sigam-me aqui:

Bloglovin.JPG

 

Instagramem-me:

Aqui e agora