Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

Capturar.JPG

 

Existe uma miríade de razões para andarmos stressados, e quando caímos à cama, rebolar sobre nós próprios até estarmos cansados de procurar o Morfeu. E acaba por ser um circulo vicioso: quanto mais queremos adormecer e menos conseguimos, mais stressados ficamos... e o resto é história.

Outros de nós há que mal encostamos a cabeça na almofada, adormecemos. O problema e que quando toda a minha gente está no segundo sono, já estamos de olhos abertos prontos em sabemos bem para quê, que ainda não são horas para nada...

 

Cada um de nós tem a sua relação com a cama e o sono. Poucos são os que adormecem e acordam sem problemas...

Por isso, acho que nunca são demais umas dicas de como facilitar o sono, e entrar num estado de relaxamento que facilite o adormecer e previna insónias intermédias - a meio da noite - e terminais - o chamado acordar matinal precoce.

rotinas.JPG

Os rituais dão-nos previsibilidade, e esta fomenta segurança. Se todas as noites fazemos o mesmo antes de deitar, o corpo assume esse automatismo como sendo dada a partida para que o corpo comece a entrar em modo de relaxamento. Cada pessoa criará a sua, mas há algumas que são comprovadamente facilitadoras do sono... depois da higiene noturna, que pode ir desde um duche morno, à limpeza e nutrição da pele do rosto, que são importantes e um excelente ponto de partida, porque não experimentar outros? Fica a sugestão:

 

Uns asanas de yoga antes de dormir - esta sequencia, que pode fazer no chão ao lado da cama (use um tapete ou um colchão para o efeito) - garante maravilhas, e demora 3 minutos! 

 

yoga.jpg

 

 Faça o teste: experimente durante uma semana e veja como se sente...

 

santuário.JPG

Trate o seu quarto como um santuário ao seu descanso.

Para o efeito, tire a televisão de lá - assista noutra divisão - e deixe o telemóvel fora desta, mais o tablet, o portátil... compre um despertador à antiga - se optar por um digital, tente evitar o de luz vermelha, ou vire-o de forma a não ver os dígitos, para evitar espreitar as horas quando se vira na cama. Mantenha a temperatura do quarto média-baixa, que o calor não favorece o sono tranquilo. O quarto deve estar escuro, por forma ao cérebro produzir a melatonina necessária ao favorecimento do adormecer. A cama deve ser usada apenas para dormir e para a intimidade.

A única exceção poderá ser a leitura de umas paginas do livro que tem em mãos - em papel ou ereader , nunca no tablet - a luz azul que emite é inimiga do relaxamento, e deve manter-ser afastado de qualquer fonte, 30 minutos antes de deitar.

meditação.JPG

Ok. Tomou um duche morno, mimou a pele do rosto, fez os três minutos de yoga, está sem tablet nem telefone há meia hora, deitou-se e leu três paginas do seu livro, e ainda assim não está a conseguir adormecer? Experimente um pouco de meditação.

 

E não diga que não consegue!

 

Não há formulas - como tal não há como fazer errado!

 

Está deitado, vire-se costas encostadas ao colchão, pernas estendidas, pés ligeiramente separados, braços ao lado do corpo - e deixe os dedos assumirem a posição que quiserem. Concentre-se na respiração. Se a mente vaguear, deixe-a. Mas lembre-se da respiração e vá inspirando e expirando regular e profundamente. Quando  sentir que esta está estável, concentre-se nos seus pés e sinta-os relaxar. Vá subindo: perna, joelho, coxas, barriga, mãos, braços, coluna, pescoço, cabeça. Vá sentindo cada um a descontrair. Pode ficar por aqui e deixar o corpo despertar, ou imaginar uma luz azul a envolver a sua cabeça e a descer até rodear o seu corpo com uma sensação de bem estar absoluto. Deixe-se estar, sinta o conforto, a energia positiva que o envolve. E finalmente deixe-a ir.

Para despertar, mexa ligeiramente um pé, depois o outro; vá sentindo cada uma parte do seu corpo viva, até chegar à cabeça e expire longamente. Coloque-se na posição que habitualmente usa para dormir, e deixe-se ir...

quando.JPG

Levante-se: lembre-se que a cama serve para dormir. Faça um pequeno snack: coma uma banana, beba um copo de leite de amêndoa, se gosta, ou tome uma tisana (as da Pukka são divinas, nomeadamente a night time - encontra-as em lojas de produtos naturais e em alguns hipermercados). E enquanto a insónia persistir faça alguma coisa que o acalme, mas não espevite: veja um episódio daquela série (boas apostas são a "Gilmore Girls", "The Good Witch"...) boa para passar o tempo, e mais nada - mas veja na televisão, não se perca no pc ou nos écrans ainda mais pequenos. É Netflix? Atire para o grande écran por bluetooth ou cabo HDMI, e rode o pc.

Ou leia mais um pouco.

 

hygge 1.jpg

 

Quando finalmente o sono vier, vá para o quarto e deite-se.

Resista a contabilizar o numero de horas que vai dormir, não interessa.

Na próxima noite prevaleça nos pontos anteriores até o seu corpo aceitar os novos hábitos - vai ver que em menos de nada vai descansar e acordar revigoradíssimo!

atento.JPG

Se a insónia presistir - dificuldade em adormecer, acordar a meio da noite e não conseguir voltar a adormecer com facilidade ou acordar demasiado cedo - procure o seu médico assistente.

A insónia pode ser sintoma de outro tipo de perturbação: depressão, burn out... peça ajuda, não se feche numa concha. Quanto mais cedo for diagnosticado, maior a hipótese de um tratamento curto e eficaz para erradicar problemas de maior.

 

Lembre-se: bolas de neve, só para brincar, ok?

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.