Sou pro super alimentos, sementes e afins (embora muito boa gente ande a usá-los obsessivamente), sempre fiz duas curas de multivitaminicos - 3 meses, duas vez por ano, Outono e Primavera - porque sei que a minha alimentação tem imensas carências e alguns exageros. Também duas vezes por ano faço um detox de uma semana com umas unidoses que compro no Celeiro e que é suposto tomar em jejum, diluídas num copo de água.
Quando ando demasiado cansada lanço mão de ginseng, preferencialmente com geleia real, e sob a forma de xarope, o que dá um kickzito quase imediato.
Acham que isto será um nadinha demais?
Então e as 'dietas sem'?
- SEM lactose;
- SEM glúten e, a útima e mais in,
- SEM açucar.
Sem juízo, se me permitem!
Há quem seja intolerante à lactose. A minha filha quando era pequena era, e ainda hoje, se beber um latte com leite de vaca fica com o estômago a queixar-se.
Há gente com doença celíaca, e que não pode consumir produtos com glúten. Há.
Há gente intolerante ao açúcar: são os diabéticos.
E depois há aqueles que se sentem hipster a navegar na crista das ondas, e tunga, nem lactose, nem glúten, nem açúcar.
Cada um pensa (ou não) pela sua cabeça.
A menos que um exame médico me garanta que tenha qualquer uma das maleitas acima, ou outras que não conheço e que restinjam de alguma forma, a ingestão de determinados alimentos, estou fora desse disparate de andar à procura da forma mais in de ingerir ou não ingerir determinados alimentos. De cortar a eito e preceito.
E agora mesmo, porque gosto imenso de tostas mistas feitas em casa, abri uma embalagem de fiambre de frango e li o 'selo' SEM GLÚTEN'. Reação automática:
"Ai-que-horror-comprei-fiambre-sem-glúten!"
PÁRA TUDO!
{Parei para pensar e estou a rir até agora}
Atentai:
Os alimentos que contêm glúten são todos aqueles que podem ser feitos com trigo, cevada, centeio ou aveia como bolachas, bolos, biscoitos, pães, torradas, cervejas e qualquer massa que leve farinha de trigo, como a massa de pizza e o macarrão, por exemplo.
(in aqui)
Ora COMO e ONDE é que o fiambre iria buscar o glúten? Só se lho adicionassem.
Mas quem segue os ditames da moda e usa o cérebro como enfeite é o alvo ideal para estas marcas venderem mais uns milhares ou milhões. Independentemente das leis de mercado - que aqui ATÉ nem são quebradas, só contornadas.
Enfim...
NOTA: eu tomo o café sem açúcar. não porque é in, mas porque gosto de café.