Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

Andei a ler uns blogs literários e a ver uns vlogs sob a mesma temática, e, olhem, nem sei que diga!

 

Quando comecei a escrever no meu primeiro blogue português, em 2005, a blogosfera era uma coisa muito diferente, dizem que mais intelectual... escrevíamos para que nos lessem. Depois a coisa mudou, os publicitários viram os blogues como plataformas boas para expôr os produtos (espaços com visibilidade e ao preço da uva mijona) e houve muito blogue a transformar-se em catálogo... e muito blogger a virar influenciador.

 

Por oposição (gostava de acreditar) ou aproximação (mais provável), os blogues literários surgiram, com texto e/ou imagem fixa ou em movimento... e é a loucura.

 

58cc26d4ea2980f60988e6a56b717ea3.jpg

 

Tenho visto listas para as férias de dez, doze, quinze livros! E não são livrinhos! Não, vai de Tolstoi a Dostoievski, passando por Herman Melville, e mais uns quantos calhamaços de meter respeito, logo a começar no tamanho!

 

Agora digam-me sinceramente se alguém de seu são juízo se pode propor ler a Anna Karenina e o Moby Dick no mesmo mês e espera ficar com algum resíduo cognitivo que registe mais de que a narrativa de forma (muito) linear?

 

E depois ainda juntam no mesmo embrulho mais um valente número de títulos!

 

Ok, depejem cá para fora: qual é o segredo? Saltam paginas? Capítulos? Ou dissertam sobre a sinopse sem ler o livro, abrindo-o meio ao calhas a "sacando-lhe" uma citação? Leem a opinião de outros bloggers e alinhavam uma opinião corta-e-cose ao melhor estilo de "diz que não é um plágio"?...

 

Não entendo, sinceramente. Ler livros, escrever uma análise/critica do que se leu terá, acredito, começado por ser uma forma de contrariar os blogues-catálogo, desplastificando um pouco este mundo. Mas, como em tanta coisa, foi o bebé com a agua do banho! 

 

As editoras enviam os livros, os bloggers apresentam-nos: há quem faça só isso, e mais tarde dê ou não a impressão sobre a sua leitura (antes assim).

 

E depois há os super-leitores que despacham uma dezena de livros num mês, escrevem criticas sobre o que leram e de premeio anda elaboram posts sobre assuntos vários, têm emprego, tempo para os filhos e até para lazer ao fim de semana.

 

Os dias destas pessoas têm 24 horas como os meus? Estas pessoas existem?

 

Ó pá, NÃO ME LIXEM!

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Fátima Bento 02.08.2017

    Sabes, eu gosto de ler devagar porque tenho memória visual (ih que cagança!), e gosto de me sentir dentro do livro. para isso cada vírgula conta. Se passar por cima delas, saio. E não gosto de ler livros pela vitrine. Ou estou ou não estou...
    (não faz muito sentido, faz?)
    Por isso é que ler Lobo Antunes me dá ressaca. É estar dentro de outra cabeça que não a minha, mais de que dentro de um livro. Adoro, mas já sei que quando acabo tenho enxaquecas durante um ou dois dias...


    De resto, é exatamente isso que penso.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 02.08.2017

    Também gosto de entrar na cabeça das personagens, é por isso que choro, rio e até sinto medo a ler livros.
    Gosto de livros que me chamem para dentro deles, mas com o tempo esqueço-me das histórias, pelo menos da maioria e consigo começar um livro logo depois de outro.
    O meu problema é começar, às vezes evito porque depois sou capaz de não dormir para ler :/

    Já li muito, especialmente nos tempos de escola e de faculdade, tinha de ocupar as férias de alguma forma e lia tudo até romances de cordel quando não havia mais nada e lembro-me que lia mais depressa nessa altura pela prática intensiva.

    Mas não me acredito que alguém com uma vida ativa consiga ler 10 livros ou mais por mês, se conseguem que expliquem como fazem porque eu bem que gostava de despachar os livros que tenho em lista de espera.
  • Imagem de perfil

    Fátima Bento 02.08.2017

    Acho que mais pela prática, era pelo tipo de livro. Também li disso (Arlequim e afins) quando era adolescente. Já, mais de que uma vez, li no brainers numa noite - o último que me lembro foi Numa floresta muito escura, que li depressa, não tinha as voltinhas da boa escrita. Teia de mentiras também se lê num pulinho #livrosdecocó - e sinceramente ando sem paciência para esses livros. Escrito na água foi o último page turner que li e não faço tenção de ler outro tão cedo Image

    E outro livro que li no espaço de 24 horas foi O miniaturista, mas foi noite dentro, almoçar, ler, jantar, ler. Porque é tão bom, mas tão bom!


    Mas ou são coisinhas sem conteúdo ou então ponho a minha vida em stand by para ler, como neste último que refiro - e que foi caso único, nunca tinha feito tal isso...


    Não me parece de todo possível. Pelo menos nos meus moldes...
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.