Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

27 Mar, 2014

Hoje, acordei.

Hoje a cama tornou-se incómoda a horas nada habituais. Virei-me, pus-me em todas as posições... o pensamento ia-me dando cotoveladas e eu ia-o empurrando 'para lá'.

Até que desisti.

[Não sei se conhecem aquela sensação de passar um dia inteirinho com uma roupa dois tamanhos abaixo. Aquela sensação em que mexer-nos é penoso, e levantar os braços quase impossível... presumo que seja assim que, às tantas, aquela que foi lagarta se sente dento da crisálida. E é nessa altura que começa a baloiçar-se, e a notar que necessita de fazer cada vez movimentos mais amplos por forma a poder respirar decentemente].

Hoje sinto-me assim.

Sinto que o casulo já está a começar a apodrecer, e se não pontapeio com força para todos os lados, ainda me arrisco a ficar lá dentro de vez, a começar a mirrar as asas sem nunca as ter aberto. Sem nunca sequer ter adivinhado a sua dimensão.

Hoje acordei.

Acordei e decidi que já chega. Já chega de coitadices, já chega de desculpas e de chutar para canto.

Hoje acordei e decidi que é hoje, não amanhã nem depois. 

É hoje porque já chega.

E saí da cama, e vou começar a fazer coisas cedo, porque o dia tem só 24 horas. E 24 horas não é assim tanto tempo, embora hajam dias em que o desejo de as encurtar para (menos de) metade me tenha imobilizado. O que não interessa nada, porque já passou.

{Hoje é o dia de sacudir a poeira dos dias parados. De abrir as janelas e arejar a casa}

Hoje é dia de pontapear, se tiver doer que doa, mas o casulo abre hoje.

Porque TEM DE SER HOJE.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Fátima Bento 27.03.2014


    Mas o tempo do casulo é importante... dá um medo terrível sair lá de dentro (gente acostuma-se com o facilitismo de ficar imóvel à espera nem sei bem de quê... ou melhor, acho que a gente nem espera mas é nada...), mas se não passarmos pelo processo, não ganhamos as asas... dói mas vale a pena.
    B'jinhos
    (e fica atento, qualquer dia vais querer/ter de sair do teu ;) )
  • Imagem de perfil

    Life Love Law 27.03.2014

    pois...acredito que sim..eu ando mais desiludido com os sonhos...sonhos de criança...sonhos que não devia ter... achar que a vida passa ao meu lado..desejar certas coisas...mas apesar de tudo ser positivo(que sou)...so que sonho tanto que as vezes até doi!!
  • Imagem de perfil

    Fátima Bento 27.03.2014

    Lembras-te do post que escrevi em que digo pensar às vezes 'Esta não é quem eu era para ser', e depois acabo por concluir que "olhando para trás, para os passos dados e o caminho percorrido, parece-me bem, assim a frio, que 'ESTA É A ÚNICA QUE EU PODERIA SER'. Só não me consigo desculpar, perdoar, entender, ter perdido o acesso a sonhar..."
    Isso, a tua capacidade de sonhares 'tanto que as vezes até doi!!', é um previlégio de que um dia te vais aperceber. Sonhar é o que nos faz mover, é a finalidade - e é válido mesmo que acredites em unicórnios.
    (claro que existe a diferença entre sonhar e fantasiar 'para trás', sonhar em remediar o irremediável... nesse aspeto, e passando o cliché, só te posso dizer, não olhes para trás porque não é nessa direção que vais seguir :) )
    Mas às vezes parecer que temos a sensação de estar a ver a vida através de uma janela, não é? E não adianta dizerem que temos de partir o vidro, só o faremos quando sentirmos que temos força para tal...
  • Imagem de perfil

    Life Love Law 27.03.2014

    adorei tudo o que escreveste...mas eu não sou de pensar no passado...isso não me afecta nada..ja fiz..foram escolhas..certas ou erradas foram as minhas...seria uma pessoa diferente agora certamente..mas eu até gosto de mim assim :) mas só queria que me dissesses a diferença entre sonhos e fantasiar? é que eu não consigo distinguir :)
  • Imagem de perfil

    Fátima Bento 27.03.2014

    Eu usei a expressão 'fantasiar para trás', ou seja, fantasiar com o passado.
    - não me parece que haja grande diferença entre sonhar e fantasiar, tirando a história dos unicórnios: aí será fantasiar, mesmo... :)
    Se calhar é isso: fantasiar é com aquelas coisas que nos entertem e não fazemos mesmo questão de ir atrás e conseguir. Sonhar é o que queremos, projetamos, visualizamos.
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.