Lady Bird - Corrida aos Óscares #7
Em 2009 a Academia alargou o número de nomeados a melhor filme por forma a aumentar as audiências à transmissão televisiva; para isso, foram tomadas medidas para que se apostasse na diversificação do género dos os até dez filmes nomeados, por forma a atrair fãs dos mesmos, que de outra forma não se interessariam pela entrega de prémios.
Por esta ordem de ideias surgem filmes como Lady Bird entre os nove magníficos deste ano. Este filme conta a vida de uma adolescente com aspirações artísticas, que quer sair da zona em que vive e perseguir os seus estudos superiores numa grande cidade como Nova Iorque. Acompanhamos os seus momentos de rebeldia, as suas discussões com a mãe (Laurie Metcalf), peça central no filme - mais de que Saoirse Ronan que interpreta a personagem que lhe dá o titulo - situações normais numa relação mãe-filha adolescente.
Existe um sem número de fãs deste filme que o encaram como a história de uma rapariga a perseguir um sonho e a fazer tudo até o conseguir, uma (apesar de tão) jovem cheia de força em realizar o que deseja, contra ventos e marés até o conseguir, por mérito próprio. Uma jovem mulher admirável, portanto. E aqui reside o contrassenso da mensagem: sem o apoio do pai, iria esta para Nova Iorque? Como assumi-lo apenas como uma vitória sua?
Se este ano a escolha dos nove a concurso provoca algum espanto, em Lady Bird atinge o cúmulo do mas que raio e deixa-me a pensar como é que um filme tão comum pode estar na corrida ao Óscar - com nomeações para melhor filme, melhor realização, melhor atriz, melhor atriz secundária, melhor argumento original. São muitas nomeações para um filme vulgar, com uma história banal e um final previsível. Mas a Academia deve manter-se coerente, e se vai nomear filmes diversos, não se pode ficar pelo titulo entre os candidatos a melhor filme e tem de dividir para conquistar...
Lady Bird é o único filme de que não gostei, dos nove, e que não consigo - de todo - entender o porquê de ter sido colocado na posição em que se encontra.