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Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

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23
Mai18

Manifesto da (minha) boa forma

Fátima Bento

manifesto.PNG

 

Venho, por meio desta lista de resoluções, mostrar quais as minhas reais preocupações e intenções no que diretamente diz respeito à minha boa forma física.

 

Começo por declarar que tenho entre vinte e cinco e trinta quilos a perder - sim, eu sei que vocês pensavam todos que eu era magra e elegante (); já fui, não sou, e não voltarei a ser da mesma maneira. Também não voltarei a sofrer de  anorexia, como antes de engravidar da Inez. Tenho cinquenta anos, dois filhos, hipotiroidismo e depressão e não sou o Benjamin Button - por isso vou conseguir atingir o peso que me faça sentir ok (isto é, faça diminuir a barriga - e não há milagres, porque tenho "barriga de stress" - e me seja menos difícil comprar roupa), e fico feliz.

 

Não quero ficar toda seca e musculada - nada contra, mas o meu tipo físico nunca foi esse, nem quando pesava 45 quilos.

 

Não vou olhar para a meta, porque uma das minhas máximas de vida é aproveitar a viagem, e não ansiar o destino. Isto vai lá um dia de cada vez, uma ida ao ginásio de cada vez. E um quilo de cada vez*.

 

Em termos práticos, isto quer dizer que:

 

 Vou parar com a avaliação nutricional;

 Vou ao ginásio sempre que for possível, fazer o que me apetecer nesse dia; 

 Vou deixar o meu corpo falar e ouvi-lo.

 Vou pensar antes de abrir a boca. E de a fechar.

 

Fundamentalmente é isto.

 

Quanto ao último ponto, tenho 27 livros sobre emagrecimento nas minhas estantes. Já li alguns na diagonal, já li três ou quatro de capa a capa, e já usei outros para consulta; conheço as leis básicas do processo de emagrecimento, e tenciono implementá-las. Uma de cada vez, com quedas do cavalo ocasionais - vou sacudir-me e montar outra vez.

 

Porque se fosse fácil, não era para mim: mas também não tem de ser assim tãããão difícil...

 

 * Por isso faltou fazer a festa: yesss, perdi dois quilos apesar de um mês infernal! Boa, miúda!

- over and out.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Fátima Bento

    23.05.18

    Eu sei, Ana. O meu problema é que a ansiedade é um monstro que se alimenta de açúcar! A alternativa? Tenho sempre tâmaras, ultimamente de madjool, em casa, para evitar comer outras porcarias. Mas ainda assim, volta na volta não consigo contornar. Talvez se tomasse antidepressivos conseguisse, mas há já quase três anos que não tomo. 
    No entanto, há que ter em conta que qualquer tipo de adoçante - exceto a stevia, tanto quanto me foi dado saber há pouquíssimo tempo - provocam o sacana do pico de insulina, que acciona o mecanismo maquiavélico da fome/vontade de comer (no meu caso, é mais o segundo).
    Mas eu sei. E insistir nas proteínas para não perder massa muscular, Check. Cinco ou seis porções de frutas e legumes por dia, nada de hidratos depois das 17 ou 18 horas. Começar todas as refeições por sopa, e se esta tiver hidratos (nunca tem) não os colocar no prato principal. Os hidratos têm açúcar escondido, embora de absorção lenta, e à noite, a menos que se vá correr uma maratona, são uma sobrecarga para o metabolismo, que não precisa de os usar.
    Eu sei.
    Mas às vezes não dá para fugir...
  • Sem imagem de perfil

    Ana Silva

    24.05.18

    Pois a gente sabe o que nos faz mal... Mas vai ver que aos poucos e poucos a coisa vai lá. 
    Eu o que me fez deixar de vez foi aperceber-me de que o açucar nutrucionalmente vale zero e agarro-me a isso. Também sigo já há alguns anos uma alimentação macrobiótica o que me ajuda. 
    não desanime e para frente.
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