Olhó novo mês fresquinho!
- vamos implementar mudanças?
Entrámos no segundo mês do ano.
Janeiro é um mês palerma. Ou melhor, eu fico palerma em janeiro.
No rescaldo do final do ano, dos balanços, da euforia de um ano novinho em folha, a estrear e na vontade de fazer mudanças para melhor, não escapo a uma sensação de ressaca no inicio do ano - e não é do champanhe... e fico assoberbada. Já me concedi o dia um de janeiro como dia zero; daí saltei para a primeira semana como sendo a semana (igualmente) zero; este ano alarguei essa tolerância ao primeiro mês, assumindo-o como mês esquece-lá-isso-para-já-que-tens-mais-onze-pela-frente.
E eis-me, então, chegada ao primeiro de fevereiro, altura de fazer o que precisa de ser feito.
Ponto 1
Tenho excesso de peso. E não, não são só cinco ou seis quilos a mais. Por isso quero perder peso - não é o "preciso de" que não leva a nada, nem o "tenho de", que me faz correr (mentira, nada me faz correr...) em direção contrária; é o "quero". Quero porque quero ter mais energia, e deixar de sentir as minhas queridas (#sóquenão) hérnias discais apertadas entre camadas de tecido adiposo - esta é a imagem que faço e que obviamente não corresponde à realidade, as costas não agregam assim tanta gordura...
Portanto vou iniciar um regime alimentar cuidado e tomar um drenante, porque faço muita retenção de líquidos. No fim deste mês contabilizo o peso perdido. E depois conto.
Ponto 2
Um hábito leva 28 dias para se tornar automático - há quem defenda que é metade do tempo, há quem diga que pode até ser mais. Não sei quanto tempo levei até a primeira coisa que faço quando me levanto ser espremer metade de um limão, misturar com água (da torneira à temperatura que sair, bem sei que devia ser morna, mas don't push your luck...) e beber.
Mas é assim que começo o dia já há uns meses.
E então, vou acrescentar um hábito novo, a ter lugar logo a seguir a beber a limonada: fazer onze - leram bem, são onze! - minutos de alongamentos. Encontrei esta rotina num dos blogues que sigo no Bloglovin', o Well+Good, e achei que estava à minha medida: de quem já sedentarizou há tanto tempo que nem sabe como é que ainda não ganhou raízes...
Portanto este mês vai servir para preparar - e iniciar - novos hábitos que quero duradouros.
E desse lado, há quem esteja a planear algo novo para este mês? Quem esteja a fazer por perder peso? Contem-me tudo que eu quero saber!