Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

Sempre me revoltou a situação de duas pessoas, só por pertencerem a géneros diferentes, receberem salários diferentes pela mesma ocupação. Acho inconcebível que as mulheres tenham sido tratadas como objetos passados de um homem (o pai) para outro (o marido), ficando sob jugo primeiro de um e depois do segundo, como propriedade destes. A autorização para conduzir, sair do país, gerir conta bancária própria, até para a hipótese remota de ganhar um prémio como a Lotaria ou Totobola, era necessária a autorização do mesmo para o pagamento e a gestão do prémio por parte da ganhadora.

 

De resto TODO E QUALQUER abuso de poder me mói as entranhas. O despotismo, o faço porque posso, se não estás satisfeit@, a porta da rua é a serventia da casa, deixam-me fora de mim.

 

Mas isso, é uma questão de justiça, não de sexismo. Acontecem a elas e a eles. Vão argumentar que acontecem mais a elas, e acredito nisso. No entanto, acho que estamos a cair num exagero em que vale tudo. E como em todos os fundamentalismos isso é bestialmente perigoso.

 

Ontem dei com esta noticia, que me deixou a olhar para o monitor sem saber o que pensar. Quando consegui, arrisquei um "onde e que isto vai parar?"

 

002.JPG

 

Ok, se a intenção é ir por aí, já podiam ter pensado nisso antes. No caso da Branca de Neve, vamos acusar o príncipe de necrofilia, porque a princesa, para todos os efeitos, estava morta e jazia num caixão de vidro quando ele a beijou...

 

E se optarmos por analisar as metáforas da Alice no País das Maravilhas? Levando, claro, em linha de conta que o autor era pedófilo e estava apaixonado pela menina para quem escreveu a história (conta-se que foram as últimas férias que Carroll passou em casa da família, já que o papá quando descobriu as intenções do autor não achou muita graça... e diz-se que este saiu desta com algumas mazelas - verdade ou mito?)

 

Vamos abolir também a Lolita do Nabokov?

 

Bora queimar livros? É que é só o que falta, bani-los, por se considerarem más influências para as meninas do Sec XXI.

 

O mundo começa a parecer-se como uma distopia à espera de acontecer.

 

NOTA: Já agora, só porque me apetece clarificar a coisa: a Bela Adormecida não é um conto da Disney: foi escrito por Charles Perrault e pelos Irmãos Grimm. E Branca de Neve é um conto de fadas de tradição oral alemã, compilado pelos Irmãos Grimm... foram, sim, ambos adaptados ao cinema por Walt Disney.

 

13 comentários

Comentar post