Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso

... e 'mái nada!

10
Mar14

Pizza (aqui) da mamma!

Fátima Bento

O titulo diz tudo. Pediram-me para mostrar as minhas 'fantásticas pizzas, culpa do Jamie que me pegou o 'bichinho' de as fazer - no inicio até fazia a massa, mas o meu processador tinha de se esforçar excessivamente, e eu passei a comprar a massa pré-feita. Experimentei todas: Pingo Doce, Lidl e Continente (não exactamente por esta ordem); decidi-me - com direito a exclusividade - pela do Continente, é a mais elástica, e já que tenho sempre de a 'reestender' que a forma é maior que o circulo, e faço-o a rodá-la na mão como se a fosse estender no varal com molas. E ela não abre fissuras.

Bom,  mas comecemos. Este sábado fiz duas:

Uma com bacon em pedaços, milho (os cogumelos acabaram por não ser adicionados), e outra com camarão e delicias do mar.

Para fazer o molho de tomate-base, cortei umas folhas de manjericão e piquei-as (neste caso no copo da picadora, onde juntei logo a polpa e um pouco de água (o equivalente a mais ou menos três colheres de sopa...), e activei a coisa: ao mesmo tempo que picava, misturava. Prontinho para espalhar na massa.

Aqui chegada, é altura de começar a colocar o recheio. Como só tenho uma forma de pizza - e veio de Londres, a  sacana - tenho de procurar na Ikea, que de resto não encontro à venda perfurada e neste tamanho* em lugar nenhum (se alguém souber onde posso comprar, digam, agradeço). Comecei pela de bacon: dispus o bacon uniformemente, e depois, por cima, o milho. Finalmente, o queijo. E zuca, forno!

Depois desta sair do forno, voltei a 'estender a massa', cobri o fundo da forma, pus o molho, e por cima dispus as gambas (previamente descongeladas), as delicias cortadas em palitos fininhos, cobri com  queijo, e hop, forno!

Bom, o aspecto inteiras, não posso mostrar, que o sous-chef da casa atirou-se a elas e cortou-a antes de eu conseguir dizer 'esparaíqueutenhodefotografar!'
Por isso fiquem com uma ideia das mesmas nas fatias que foram parar ao meu prato...
Camarão (dir)                                     Bacon, (esq)
Os truques
Não estavam à espera que estas lindas e deliciosas coisinhas não tivessem assim nenhum truque, pois não? Pois que basicamente têm UM: a massa para ficar cozida por baixo tem de, como se vê na foto da primeira pizza no forno, ficar encostada ao fundo do forno pré aquecido a 220º, nessa temperatura, durante 5 minutos, apenas com a resistência de baixo ligada (usem o nariz, às vezes pode ser um nadinha menos, se vos começar a cheirar a torrado, está na hora de baixar para 180º, ligar as duas resistências e subi-la para o meio do forno - onde está a pizza de camarão na foto do forno da mesma, e onde se vê que o queijo já começou a derreter).
Portanto:
- Aquecer o forno a 220º, só com a resistência de baixo ligada;
- Colocar a forma da pizza encostada ao fundo durante 5 min.
- Diminuir a temperatura para 180º, passar para a dupla resistência, e elevar o tabuleiro para o centro do forno onde fica dez minutos;
- Ligar o gratinador, aumentar de novo a temperatura para 220º e ficar a olhar para avaliar o gratinado. Pode pôr o counter para tocar ao fim de 5 min para evitar desastres, mas será, de certeza, menos.
Quem tem forno a gás, vai ter de fazer tudo a olhómetro. Calma que é só na primeira vez, a partir daí, ficam a conseguir calcular tempos e podem andar com o trrrim no bolso, se for caso disso.
É só, é simples, e é mais saudável... 
NOTA 1: Podem variar os ingredientes à vossa vontade. A imaginação não deve conhecer limites!
NOTA 2: quanto ao manjericão, quem não tiver em casa, plantado, pode comprar um molho (coisa de um euro no continente, mais ou menos), picá-lo todo adicionando-o a uma garrafa pequena (i.e., normal) de polpa. Usar 1/4, mais ou menos, para cada pizza e guardar o resto no frigorifico (aguenta o mesmo tempo que a polpa simples depois de aberta). Podem usá-lo na próxima vez que fizerem pizza, mas também dá um excelente molho para pasta.
*Maior que a média e menor que a familiar da telepizza

17 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Leituras do momento

1507-1 (1).jpg

 

Cartas-da-Toscana.jpg

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Sigam-me aqui:

bloglovin1.jpg

 

Instagramem-me:

Aqui e agora