Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

Este mês comprei as duas revistas portuguesas que decidi continuar a comprar e numa delas surge-me a descrição do ritual  para uma pele perfeita. Como não tenho aqui a revista, vai de memória, tive de a ir buscar...

 

Mas. ponto prévio, a minha rotina , se a tivera, seria:

 

Antes de deitar:

  1. Aplicar o gel de limpeza na esponja konjac e espalhar com movimentos suaves. No caso de me ter maquilhado, passava a esponja por água tépida e repetiria. 
  2. Finalizar passando o rosto por agua fria, para fechar os poros.
  3. Neste passo, se estivesse em inicio de estação, aplicaria um sérum, o contorno de olhos e depois espalhava o creme de noite. Caso contrário, saltava o primeiro passo, e até amanhã.

De manhã:

  1. Para retirar as impurezas que se libertam durante o sono, passaria um algodão embebido em água micelar. Repetiria se este não saísse limpo;
  2. Mais uma vez, em cura de mudança de estação, aplicaria o sérum, o contorno de olhos e o depois o hidratante. Caso contrário, só os dois últimos.
  3. Último passo: espalharia um bom protetor solar, indice 50.
  4. Depois se fosse caso disso passaria à maquilhagem.

 

Agora EU já acho isto uma estopada (ok, culpem os meus bons genes, não tenho rugas, rídulas só de expressão, mas tenho manchas na pele do rosto  - não tenho uma pele perfeita, portanto, mas uma valente dose de preguiça)...

Junto-lhe uma esfoliação uma ou duas vezes por semana, e uma máscara hidratante. 

 

DONE

 

 

Isso é que era bom!

 

Pois que agora é (suposto ser) assim:

  1. Aplicar o desmaquilhante (não é cá gel, nem leite de limpeza, é des-ma-qui-lhan-te) que pode ser um óleo micelar bifásico, um leite desmaquilhante, um creme desmaquilhante em boião... - ressalva: de manhã pode saltar este passo.
  2. Aplicar o gel de limpeza, que pode ser gel, agua micelar... diz que este é o segundo passo da rotina de limpeza e é fundamental.
  3. Aplicar o esfoliante - mas só duas vezes por semana.
  4. Aplicar o tónico - diz que encerra o processo de limpeza, tira os resíduos de sujidade que ainda lá estejam, e equilibra o ph da pele. Aplicar com algodão as vezes que forem necessárias até este sair branco.
  5. Produtos de tratamento - anti acne, anti rugas, anti manchas? É agora que aplica o produto. Diz que faz maravilhas se os passos anteriores tiverem sido corretamente levados a cabo.
  6. Sérum ou spray hidratante (ainda não estão cansados? A conta bancária ainda tem graveto? Porreiro, a procissão vai a pouco mais de meio...) indicados para todos os tipo de pele menos as acneicas (tanto quanto entendi do que li) são ideiais antes de aplicar produtos mais densos. Duas ou três gotas chegam - o spray, não entendo o que faz aqui, mas pronto... eu poria no final para ajudar a fixar a maquilhagem, mas devem ser spray's diferentes...
  7. Máscara - diz que se não tem tempo de manhã (ahahahahahahah) é aplicar à noite depois da pele limpa e esfoliada, antes ou depois do sérum, duas vezes por semana.
  8. Hidratante e creme de olhos estes dois parece que são considerados opcionais (e olha que giro que são os que considero incontornáveis...). Diz que cada um decide por si de se adequa e é necessário ou não. Mas NUNCA aplicar antes dos passos anteriores, muito menos antes do sérum.
  9. Óleo. Diz que bloqueia a fuga dos beneficios dos produtos aplicados anteriormente. E protege, passo a citar* "a pele das toxinas, poluição,radicais livres e envelhecimento"
  10. Protetor solar. Saravá! Aqui estamos de acordo! Diz que se dividem em químicos e minerais. Os químicos penetram até à corrente sanguínea pelo que este deve ser aplicado antes do creme diário (um doce a quem acertar em qual é aquele a que se referem como tal); já o mineral, deve ser aplicado no final, porque reflete a luz do sol. Desenrasquem-se a saber se o que têm é químico ou mineral... se vão comprar um, é mais fácil: perguntem. 

 

Resumindo:

1. desmaquilhante 2. gel de limpeza 3. tónico 4. produto de tratamento 5. sérum 6. hidratante e creme de olhos 7. óleo 8. protetor solar. Duas vezes por semana esfoliar a pele (passo 3) e aplicar máscara (passo 7)

 

Productos-cosméticos-escoger.jpg

 

Nota minha: tenham atenção ao prazo do protetor solar - e dos restantes cosméticos, de resto. Hão-de ter o desenho de um boião com um número à frente, que geralmente é 12 mas pode ser 6; é o número de meses que o mesmo está em condições depois de aberto pela primeira vez - ainda que seja só para cheirar, se tira uma gotinha, já conta.

 

 

* este post tem por base o artigo" A sua rotina de beleza segue a ordem certa?" publicado na Saber Viver de Setembro, pagina 64. O seu a seu dono - e eu garanto que não endosso os conselhos... eishhhhh...

 

21 comentários

Comentar post