Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

Depois de na semana passada, o Big 5-0 ter sido substituído pelo Huge 25, esta semana cá está o terceiro pacote de respostas às vossas perguntas!

 

21 - Aos 50, olhando para trás achas que a tua vida seguiu o rumo que escolheste ou foi o destino que te trouxe até aqui? (Psicogata)

Eu não acredito no destino, mas entendo que na pergunta, destino poderia muito bem ser substituído por acaso. E não, não foi o acaso... foi uma sucessão de grandes e pequenos nadas que me trouxe onde estou hoje. Que não sendo o que esperava, também não está nos seus antípodas...

22 - A partir dos 50 é que é! Pronta para a ramboiada? (Inês, por comentário)

Sempre! Antes, durante e depois. Hei-de ser uma miúda até morrer...

23 - Se pudesses mudar alguma coisa na tua vida o que mudavas? (Célia)

Mudava algumas coisas... punha toda a minha gente saudável, a começar por mim. Perdia trinta quilos. Ia mais vezes a Londres ver a minha filha. Mudava-me com uma casa com vista para o mar, ou para o rio.

Como quase nada disto está ao meu alcance, pelo menos posso fazer dieta. Valhamosantinho...

 

24 - Aos 50 anos ainda há algum sonho da infância por realizar?(C.S)

Pois, se calhar... tenho dificuldade em recordar os meus sonhos de infância... aliás acho que passei tanto tempo em modo de sobrevivência que os sonhos ficaram um bocadinho on hold... Na adolescência descobri que gostava de escrever... e tenho-o feito.

Talvez o curso superior, que não acabei...

25 - Achas que podes ser sempre jovem, contes os que contares? (cheia

Há um lado meu que não cresce. Nunca cresceu e não há-de crescer, porque o alimento criteriosamente. Faz-se presente cada vez menos, porque há pequenas coisas que deixaram de me passar ao largo e agora me fazem tangentes, o que me altera o estado de espírito... tenho cada vez menos poder de encaixe. Isso faz com que a criança se manifeste menos vezes... mas quando o faz... ah,faz!

26 - A vida vai-nos mudando. Quais os princípios que consideras serem os mais valiosos, os que te acompanharam sempre e nunca mudaram?(happy)

Não mentir. Omitir, aceito, as little white lies, pronto, ok. Mas sobre coisas basilares, não. Nunca, nunca, nunca ser fundamentalista, com nada. Há sempre dois lados para todas as questões. Ser empática, e lembrar-me que não há forma de saber o que faria se estivesse nos sapatos do outro - porque não estou, não estive, nem estarei.

Sorrir, agradecer, pedir por favor. Não custa nada, e faz toda a diferença.

 

27 - Se pudesses dar um conselho ao teu eu de 20 anos, qual seria? (mami)

Esta pergunta - e há mais uma ou duas parecidas - são as mais difíceis de responder das 50+algumas que me fizeram. Só me ocorre, não percas a esperança. A coisa há-de melhorar. Espera.

28 - Que opções diferentes terias tomado?(happy)

Provavelmente teria feito tudo igual. Fiz o que pude mediante as circunstâncias. Às vezes é uma questão de escolha, outras, de sobrevivência, com as armas que (não) nos deram para lutar quando éramos novinhos... 

29 - O que mais amas fazer na tua vida?(Tânia @TGV via Instagram)

Ir ao cinema. São duas horas em que as coisas do dia-a dia ficam fora da sala, e em que eu sou só uma espetadora.

(e conduzir, adoro conduzir, e a liberdade que isso me dá)

 

30 - Se pudesses ser a primeira mulher presidente de Portugal aceitarias? (dESarrumada)

Nem pensar! Conheço bem as minhas limitações, e o que não devo fazer, os compromissos que não devo assumir. Gostei bastante da pergunta, mas a resposta é mesmo não!

 

Para a semana há mais...

 

Pode ver ainda:

 as primeiras 10 respostas

 o segundo pacote de dez

 

19 comentários

Comentar post