The Queen is dead, long live the King
Morreu uma Grande Mulher e uma Grande Raínha
Morreu Isabel II, e não me perguntem porquê, fiquei triste.
É claro que aos 96 anos era expetável que mais cedo ou mais tarde falecesse, mas ainda assim, sempre pensei que ela chegasse à idade da mãe, quase 102 anos...
E como isto funciona, o trono passou imediatamente a ser ocupado por Carlos III que, acredito, não deverá estar muito entusiasmado com a ideia... tenho a ideia de que ele sempre quis estar abaixo do radar, e não sob os holofotes... aos 73 anos, penso que talvez ele tenha vontade de abdicar em favor do filho - mas a honra é levada muito a sério, e tendo sido preparado durante toda a vida para ocupar esse papel, ira fazê-lo.
No entatanto, é tido como certo, por parte dos ingleses - não faço ideia se a opinião é partilhada por todo o Reino Unido - de que a sua monarquia tem um papel fundamentalmente turístico (foi-me dito isto logo na primeira vez que estive em Londres). Não conheço a realidade do papel da rainha em termos políticos hoje, mesmo sabendo que reinou durante setenta anos e que durante muitos deles teve um papel muito ativo no Common Wealth. E foi, não tenho dúvidas uma grande mulher e uma grande Raínha.
Enfim, agora é o momento para dizer
Long Live The King