Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

Porque Eu Posso 2.0

... e 'mái nada!

20 Mai, 2020

Uma pérola rara

O diário secreto de Hendrik Groen vale cada pagina que viramos!

IMG_20200519_173647.jpg

5 bem gordas

 

Acabei ontem à noite O diário secreto de Hendrik Groen aos 83 anos e 1/4.

 

É sabido que, de algum tempo a esta parte raramento falo de livros, já que há um sem número de excelentes blogues a fazê-lo. No entanto às vezes há exceções em não consigo evitar destacar um que me falou forte. É o caso deste titulo.

 

Hendrik é um velhote holandês que vive num lar e decide começar um diário num primeiro dia de janeiro. E escreve todos os dias, entradas que vamos acompanhando, um ano inteirinho de pequenas hstórias que nos fazem ver o que é ter 83 anos por dentro. O livro é terno, tocante e sincero, pleno de sabedoria. Tem toques de humor que me fizeram sufocar gargalhadas, para não acordar o homem que dormia ao meu lado.

 

Os velhos estão na moda. Há imensos filmes, livros, documentários e artigos de jornal sobre a terceira idade. No nosso dia a dia não nos damos muito conta dessa atenção extra. Há menos dinheiro e menos cuidados de que há uns anos.

HG

 

Os que lemos Um Homem chamado Ove*, de Fredrik Backman, não perdemos tempo a comparar com este outros livros protagonizados por pessoas na terceira idade. Não incorra nesse erro O diário Secreto vale muito só por si. A mensagem com que nos deixa, e que confirmamos em retrospetiva, é de um otimismo que se insinua e se instala. Garante que vale sempre a pena viver, mesmo quando se está com os pés para a cova, sem saber se chega ao dia seguinte, à semana seguinte, à proxima estação do ano, ao ano novo.

 

E depois dessa viagem, tenho de fazer novos planos. Enquanto houver planos, haverá vida!

HG

 

E livros fantásticos para lermos. Não  perca este!

 

 

* e os que não leram o Ove estão à espera de quê? É um livro obrigatório e inesquecível. Como O diário secreto de Hendrik Groen, de resto.